facebook
Loading
Dança / Performance · Sexta 15 e Sábado 16 de Junho de 2007
21h30 · Palco do Grande Auditório· Duração: espectáculo em criação

Hors sujet ou le bel ici
De Martine Pisani


Classificação: M/12

Esta coreógrafa francesa, que já se apresentou em Lisboa no Festival Danças na Cidade, mas é mais conhecida no Porto do que em Lisboa, em virtude das suas passagens recentes pelo Museu de Serralves e da suas presenças nos festivais Frame e Circular (Vila do Conde), regressa a Lisboa com uma nova criação.

Hors sujet ou le bel ici nasceu do desejo de fazer um espectáculo em que fugisse aos quadros formais e temáticos que se tinham imposto às nossas peças anteriores.
Apeteceu-me retomar com toda a liberdade materiais que tinham ficado por utilizar: coisas que pensámos mas não fizemos, coisas que fizemos e depois abandonámos, pedaços de escolhas mas fora de contexto, coisas que tínhamos guardado para mais tarde…
No decurso do trabalho, apercebi-me de que estes materiais heterogéneos têm a especificidade de trabalhar sobre diversos níveis de linguagem que implicam tanto o gesto como a palavra. Que a montagem destes elementos entre si me permitia iluminar a noção de representação segundo um princípio de eco, de mise en abîme ou de derivas.
Que se desenhava a hipótese de um aqui onde se exerceria a navegação entre dois mundos: aquele que narramos (ficção) e aquele em que nos narramos (realidade).
Que entre o que era dito, feito, anunciado, mostrado, traduzido, havia lugar para malentendidos, desvios, lapsos, falhas de comunicação, desníveis...
Exploração de uma linguagem que falha, que nos escapa, que não diz nunca aquilo de que quereríamos dar conta.
martine pisani

Conceito Martine Pisani
Interpretação Christophe Ives, Théo Kooijman, Eduard Mont de Palol
Colaboração artística André Guedes
Desenho de luz e Direcção técnica Alexandre Diaz e Olivier Schwal
Produção La compagnie du solitaire
Co-produção Centre National de la Danse, Joyce SoHo
com o apoio do programa Fused et fabrik/Potsdam
Residências de trabalho CCN de Montpellier no âmbito de Hors séries, Festival Istanbul ReConnect, Centre National de la Danse à Pantin, Théâtre Sévelin 36-Cargo 103 à Lausanne, Joyce SoHo em Nova Iorque e fabrik/Potsdam
A compagnie du solitaire é subsidiada no âmbito do programa de apoio a companhias pela DRAC Ile de France-Ministère de la Culture et de la Communication

 

This French choreographer is returning to Lisbon with a new show. Hors sujet ou le bel ici goes beyond the formal bounds of her previous creations, and takes up ideas and themes which she had previously abandoned or left incomplete, incorporating both gesture and word.
They ply the waters between fiction and reality, examining the misunderstandings, lapses, lack of communication and unevenness that occur in life, and seek out a language that slips from one’s grasp and never says what one wants it to say.

© 2010 Culturgest