facebook
Loading
Conferências · às segundas · 9, 16, 23 E 30 de Abril de 2007
18h30 · Pequeno Auditório· Duração 2h00

Pensar a criação contemporânea
Por Tiago Bartolomeu Costa


© TBC

Documentação
9 de Abril de 2007 (pdf)
16 de Abril de 2007 (pdf)
23 de Abril de 2007 (pdf)
30 de Abril de 2007 (pdf)

Classificação: M/12

Observar no contexto nacional o modo como o corpo, o espaço, o texto e a identidade têm atravessado algumas criações recentes nas áreas do teatro e da dança. Discutir publicamente os processos criativos com alguns criadores e através deles alargar a definição que temos destas disciplinas sem cairmos em retóricas híbridas, desconstruções ou neologismos. Os temas escolhidos são basilares para a construção de um discurso artístico. Sem se ser didáctico procurar-se-á desmistificar alguns equívocos associados à nova geração de criadores, mapear o percurso de outros que, atravessando gerações, continuam a reivindicar um lugar próprio e perceber que efeito estes temas têm no público.

Tiago Bartolomeu Costa é crítico de artes performativas. Colaborador do jornal Público e das revistas Mouvement e Ballet-tanz. Editor do blogue O Melhor Anjo e da revista OBSCENA.

9 de Abril
Corpo
com Paula Sá Nogueira e Tiago Guedes
Que uso dar ao corpo e como o transformar apenas num elemento dentro de uma hierarquia? Leituras possíveis para uma dramaturgia corporal onde a noção de personagem está presente.

16 de Abril
Espaço
com Madalena Victorino e Mónica Calle
A inscrição de um espaço e de um tempo, físico e social, próprios colocam desafios particulares a espectáculos que radicalizam o modo como os olhamos.

23 de Abril
Texto
com Pedro Penim e Tânia Carvalho
Habitar um texto, recusá-lo, resolver dramaturgicamente a presença de um intérprete em palco, referi-lo ou simplesmente dizê-lo. Com ou sem corpo. Com ou sem palavras.

30 de Abril
Identidade
com Miguel Pereira e Fernanda Lapa
O que caracteriza um espectáculo é quem o faz? E isso importa? A dimensão biográfica e a ambígua falsidade cénica em confronto.

 

Examining the influences of body, space, words and identity on theatre and dance in Portugal. A discussion of creative processes with creators, in order to expand our understanding of them. The subjects being looked at are key to artistic discourse. The aim is to rectify misunderstandings surrounding new creators and follow the careers of others who span generations, as well as seeing what effect these subjects have on the public.
Tiago Bartolomeu Costa is a performing-arts critic, writing for Público newspaper and Mouvement and Ballet-tanz magazines. Editor of the blog O Melhor Anjo and of Obscena magazine.

© 2010 Culturgest