facebook
Loading
CONFERÊNCIA / INSTALAÇÕES · quinta 22, sexta 23 e sábado 24 de novembro de 2007
Salas 3, 4, 5 e 6 · Duração 2h00

TeDANCE
Technologically Expanded Dance


TeDance residência centa

Para ver o programa completo clique aqui.

Classificação: M/12

O projecto TeDance começou a ser pensado em 2005 por um grupo de académicos e criadores relacionados com a dança, as artes performativas, a engenharia informática e a biomecânica. A possibilidade de desafiar a investigação científica e tecnológica a partir da investigação artística, e vice-versa, organizou-se sobre quatro vectores principais: a composição coreográfica, a animação, a captura de movimento e a realidade aumentada. Desde então tem vindo a ser construída uma “visão da expansão tecnológica da dança”. Não uma perspectiva definitiva, mas um contributo para a discussão que se trava internacionalmente e que está longe do fim. É a tecnologia apenas uma nova configuração de meios e instrumentos a que os criadores podem recorrer, ou ela corresponde já a outra maneira de pensar o palco, o corpo e, finalmente, o próprio homem?
A partir desta interrogação, a conferência Technologically Expanded Dance introduz os seguintes tópicos: trocas, sinestesias e migrações entre linguagens artísticas; sistemas de captura e bibliotecas de movimentos; implicações estéticas da tecnologia; transferências das estruturas de jogo para narrativas áudio, visuais ou cinéticas; corporalidade e novas tecnologias; realidade virtual e realidade aumentada nas artes performativas.
A conferência está organizada em dois tipos de sessões: comunicações e painéis de debate, a funcionarem preferencialmente no pequeno auditório e com entrada sujeita a inscrição durante os dias da conferência; sessões públicas a funcionarem preferencialmente nas salas 3, 4, 5 e 6 do 1.º andar, com entrada livre, nos dias 22 e 23 de Novembro, entre as 18h00 e as 20h00 e no dia 24 das 21h30 às 24h00.

Iniciativa e organização Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Apoio FCT (POCI / EAT / 61564 / 2004)
Coordenação Daniel Tércio

Launched in 2005 by academics and creators linked to the performing arts, IT engineering and biomechanics, this challenge to science via the arts, and vice versa, is based on choreography, animation, movement capture and augmented reality, adding to an ongoing international debate.
Subjects include inter-art migration, movement capture/storage systems, technology and aesthetics, and virtual and augmented reality in the performing arts.
It includes talks, plus debates requiring registration during the conference. Public sessions will be in rooms 3, 4, 5 and 6, free of charge, on 22 and 23 November from 6 to 8 p.m. and on the 24th from 9 p.m. to midnight.

© 2010 Culturgest