facebook
Loading
Teatro · Sexta 29 e Sábado 30 de Junho de 2007
22h00 · ANFITEATRO AO AR LIVRE· Duração aproximada 1h15

A Viúva Astuta
De Carlo Goldoni. Pelo Teatro ao Largo.


Folha de Sala (pdf) Classificação: M/12

Uma viúva rica e jovem descobre que desperta o interesse de quatro aristocratas endinheirados – um inglês, um espanhol, um francês e um italiano, todos empenhados em desposá-la. À medida que fazem os seus avanços, num clima de ciúme e rivalizando uns com os outros pela atenção da viúva, ela usa todo o tipo de artimanhas e fingimentos para descobrir qual deles será melhor para ela. No centro desta intriga está o desgraçado criado – Arlequino, que foi contratado por três dos pretendentes para conseguirem os seus objectivos. Inevitavelmente ele torna a situação ainda mais complicada e ridícula. A viúva, Rosaura, revela finalmente a falsidade das intenções de três dos cavalheiros, ficando assim livre para desposar o devoto e ultra ciumento italiano Conde de Bosco Nero. Como comenta num àparte a sua criada, Marionette, “Apesar da sua astúcia, a sua patroa acabou por casar com o pior do lote!”

A Viúva Astuta é descaradamente uma comédia de costumes, uma forma teatral de algum modo desalinhada com a actual preocupação de se tratar assuntos mais “sérios”.
O Teatro ao Largo, na sua missão de alcançar todo o tipo de públicos, tanto em pequenas aldeias como em festivais internacionais, encontrou na farsa a forma teatral de eleição.
Foi nossa intenção colocar a acção num enquadramento moderno, que seja original, mas que não ofenda os princípios da comédia de costumes.
A peça é majestosamente posta em cena na esplanada de um hotel Mediterrânico, algures no tempo entre as duas grandes guerras. É o mundo de Biarritz, Monte Carlo e Ascot; de Evelyn Waugh e Noël Coward, em que a desbunda humana era tema de gozação e não de censura.
Neste cenário, damos largas ao inevitável humor gerado pela simultânea presença em palco de um inglês, um espanhol, um francês e um italiano. Como é costume nas nossas produções, a peça é faustosamente preenchida com música ao vivo, dança e rotinas cómicas.
teatro ao largo

Encenação e Música Original Steve Johnston
Elenco Steve Johnston, Pureza Pinto Leite, Rui Penas, Marina Simões, Paulo Oliveira

 

A rich young widow attracts the interest of four wealthy aristocrats, all keen and ready to use every trick in the book to marry her. At the heart of events is the servant Arquelino, who has been hired by three of them to help out, thus making things even more complicated and ridiculous. Rosaura, the widow, unveils the falseness of the three suitors, and so is free to marry the jealous Italian Count de Bosco Nero – the worst of the lot!
The costume comedy A Viúva Astuta is a far cry from the current trend for more “serious” subjects. The Teatro ao Lago’s aim has been to reach a wide audience ranging from villages to international festivals, and farce proved to be tailor-made, with live music, dance and comedy.

© 2010 Culturgest