facebook
Loading
Teatro · De terça 26 de fevereiro a sábado 1 de Março
21h30 · Galeria 2· Duração 1h00

ENGLAND
(INGLATERRA)
Uma peça para galerias de Tim Crouch (news from nowhere)


The Heart de Jane Prophet (prata sobre Protótipo Rápido folheado a cobre de um coração humano saudável) · © Steve Payne

Espectáculo falado em inglês,
sem legendas

Folha de sala (pdf)

Classificação: M/12

Dois guias numa exposição. Dois amantes com um estilo de vida a manter. Dois corações que batem a doze mil quilómetros de distância. Traduções. Transacções. Um transplante.
ENGLAND é a história da busca por um novo coração. É sobre uma vida que se salva e uma doença que se ultrapassa a qualquer custo. É uma visita guiada que atravessa espaços e fronteiras: de uma galeria de arte a uma fábrica de compota, de Lisboa a Osaka, da cama de um hospital a um quarto de hotel.
É uma visita guiada ao fim do mundo.

“Os pacientes gostam de olhar para os quadros. Ajuda-os a sentirem-se melhor com as suas doenças.”

Decorrendo na Galeria 2 da Culturgest, durante uma exposição da artista Frances Stark, a peça dá continuidade ao fascínio de Tim Crouch pela natureza da expe­riência teatral, pela comunicação de uma ideia do actor ao público – e reciprocamente. Co-produzido pela Culturgest, este é o terceiro espectáculo de Tim Crouch para adultos, depois dos multi-‑premiados my arm e an oak tree, ambos aqui apresentados (em 2004 e 2006, respectivamente).
O espectáculo estreou em Agosto de 2007 no Fringe Festival de Edimburgo, onde recebeu três prémios. O texto será publicado nos Livrinhos de Teatro dos Artistas Unidos, em conjunto com a tradução de an oak tree, numa co-edição com a Culturgest.

De forma quase tangencial, Crouch fornece a descrição da diferença mais compassiva e saliente que espero ver num Fringe que este ano foi inundado pela temática do Médio Oriente. Também surge a confirmação de que é um colaborador singularmente empenhado com a imaginação e os processos mentais do seu público. De várias formas, isto não tem nada a ver com teatro tal como normalmente o entendemos, e no entanto em elementos cruciais é da sua essência que se trata.
Ian Shuttleworth
Financial Times, 06.07.2007

 

Texto Tim Crouch
Encenação Tim Crouch, Karl James e a smith
Com Tim Crouch e Hannah Ringham
Desenho de som Dan Jones
Uma encomenda do Traverse Theatre de Edimburgo
Uma produção news from nowhere
co-produzida por Culturgest e Warwick Arts Centre

Nota: o público fica de pé durante parte do espectáculo

 

Two guides in a gallery. Two lovers with a lifestyle to maintain. Two hearts beating eight thousand miles apart. Translations. Transactions. A transplantation.
ENGLAND is the story of a search for a new heart. It’s a story about a life saved and an illness overcome at any cost. It’s a tour through spaces and across borders: from an art gallery to a jam factory, from Lisbon to Osaka, from a hospital bed to a hotel room.
It’s a tour to the end of the world.
Taking place in Gallery 2 within an exhibition of work by Frances Stark, the play continues Tim Crouch’s fascination with the nature of the theatrical experience; the communication of an idea from actor to audience – and back again.
ENGLAND is Tim Crouch’s third play for adult audiences.

© 2010 Culturgest