facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Música · Sábado 27 e Terça 30 de Setembro e quinta 2 de Outubro de 2008
21h30 · Palco do Grande Auditório

Festival Expresso Oriente
Música de Este a Oeste


Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

O espírito do Festival Expresso Oriente sempre foi o de permitir o cruzamento e o confronto entre músicas de raízes diferentes, permitindo assim também o contacto com músicas e linguagens inovadoras, diversas e distantes. Neste espaço têm sido apresentadas obras e compositores de países do Oriente e também de compositores do Ocidente que, de alguma forma, se interessaram por aspectos das culturas orientais e que o fizeram reflectir na sua música.
Uma das discussões que este confronto suscita diz respeito ao molde ocidental que estabelece um padrão dominante em quase todos os aspectos da poética e da prática musicais: os instrumentos, as técnicas de composição, as linguagens. De facto, as diferenças específicas e as marcas culturais que distinguem Oriente e Ocidente, nem sempre são evidentes na música.
Com um enfoque particular na música de compositores indianos e no universo da Índia, a edição de 2008 do Festival Expresso Oriente apresenta alguns compositores e obras totalmente desconhecidos em Portugal, bem como algumas obras raramente apresentadas.
Um dos pontos altos será o confronto entre Sonatas e Interlúdios (John Cage), escritos sob inspiração da filosofia tradicional indiana e Opus Clavicembalisticum, de Kaikhosru Sorabji, compositor de origem indiana que viveu em Inglaterra; mas também a apresentação da obra de Naresh Sohal, compositor indiano com uma obra vastíssima e internacionalmente reconhecido.

 

Concerto de Câmara
Piano e piano preparado: Elsa Silva

Sáb 27 Set · 21h30 · Duração aprox. 1h05

Kaikhosru Sorabji Índia/Inglaterra
Opus Clavicembalisticum (fragmentos)
John Cage EUA
Sonatas e interlúdios (fragmentos)

 

Ensemble
OrchestrUtopica · Maestro Jean-Sebastien Bereau
Sheng: Wu Wei
Drumming (participação especial)

Ter 30 Set · 21h30 · Duração aprox. 1h20

Unsuk Chin Coreia do Sul
Fantaisie mécanique (1994, rev. 1997)
Tan Dun China
Water Music (1978) (4 perc)
Cândido Lima Portugal
Oscillations (1974-75)
Naresh Sohal Índia
Hexad (1971)
Christian Utz Áustria
repercussion.camouflage.report (2003)

 

Concerto de Câmara
OrchestrUtopica – solistas

Qui 2 Out · 21h30 · Duração aprox. 1h00

Sérgio Azevedo Portugal
Berliner Trio
Naresh Sohal Índia
Foray
Vasco Mendonça Portugal
Drives
Luís Tinoco Portugal
Ends Meet

 

The Expresso Oriente Festival’s aim has always been to combine musicians from different backgrounds, with works and composers from Eastern countries, and Western composers whose interest in the East is reflected in their music.
The West has largely dominated poetry and music – instruments, composition technique and language – such that cultural differences between East and West are not always clear in music.
This year’s event focuses on Indian music, bringing together Sonatas and Interludes (John Cage) and Kaikhosru Sorabji’s Opus Clavicembalisticum, as well as presenting the work of the world-renowned Indian composer Naresh Sohal.

apoios
© 2010 Culturgest