facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Música · Quinta 30 e Sexta 31 de Outubro de 2008
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h30

Mudar de Vida – 2
Um espectáculo de José Mário Branco. Convidados: Gaiteiros de Lisboa.


© Isabel Pinto

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Convidado pela Culturgest para criar um espectáculo único e específico para o Grande Auditório, José Mário Branco fará aquilo que sempre fez nos seus álbuns e espectáculos: uma referência – como alguém escreveu, sempre autobiográfica – ao estado em que, no seu sentir, se encontra a sociedade de que faz parte. Tomando como base o mais recente repertório, José Mário Branco decidiu optar por um formato "em tripé" para os músicos que o acompanharão em palco. Primeiro, um conjunto de músicos, todos eles excelentes intérpretes-compositores que o têm acompanhado nos últimos anos nos momentos cruciais: José Peixoto, Carlos Bica, Rui Júnior, Filipe Raposo ou Guto Lucena, instrumentistas de excepção. Segundo, como no seu álbum mais recente Resistir É Vencer (2004), a presença de um quarteto de cordas (liderado pelo jovem Luís Morais, concertino e professor em Viena) irá reforçar o pendor introspectivo que sempre existe quando José Mário Branco nos fala do mundo e da vida. E, terceiro, os convidados muito especiais deste espectáculo: os Gaiteiros de Lisboa (grupo de que José Mário Branco fez parte na sua primeira fase) irão garantir duas componentes sempre presentes na sua música, as partes corais e as percussões. Este conjunto de músicos permitirá apresentar em Lisboa (pela primeira vez, e talvez única) a canção-rap-fleuve Mudar de Vida, escrita para o concerto de Abril de 2007 na Casa da Música, no Porto. Por isso este concerto se chama Mudar de Vida - 2.

José Mário Branco é um artista do seu tempo e da sua comunidade. E este tempo é de introspecção e de eterna busca, mas também de denúncia ("Isto não é sociedade que se apresente") e de acção ("Vamos mudar de vida!").

 

Voz, guitarra José Mário Branco
Guitarra José Peixoto
Contrabaixo Carlos Bica
Percussão Rui Júnior
Piano, teclados Filipe Raposo
Sopros Guto Lucena
1º Violino Luís Morais
2º Violino Jorge Vinhas
Viola Joana Moser
Violoncelo João Pires
Concepção e direcção musical José Mário Branco
Guião José Mário Branco e Manuela de Freitas
Foto Isabel Pinto

 

Invited by Culturgest to produce a unique show for its theater, José Mário Branco decided to accept the challenge by taking a look at modern society. Based on his latest releases he has opted for a "tripod" format for the musicians who will perform with him. Firstly, a group of excellent musicians and composers who have worked with him in recent years, including José Peixoto and Carlos Bica. Secondly, a string quartet led by Luís Morais. Then thirdly very special guests: the Gaiteiros de Lisboa, of which he was a member at the start of his career.
José Mário Branco is an artist of his time. He is introspective, but also critical and active in outlook.

© 2010 Culturgest