facebook
Loading
Música · Quinta 24 de Abril de 2008
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h00

Nazaré, não a terra
mas a mulher


Katharina Franck © Katja Ruge | Nuno Rebelo © Massimiliano Piccinini

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Fui convidada para escrever sobre a importância da Rádio. Lembrei-me logo do 25 de Abril. Eu tinha 10 anos e vivia em Lisboa. Numa visão muito pessoal desse momento histórico, quis afirmar que as nossas vidas pessoais, os nossos anseios e paixões, podem fazer parte da História.
Não é uma reflexão politicamente correcta acerca da revolução, não sou nem jornalista nem especialista em assuntos de política. Escrevi um relato apaixonado sobre este país e o seu povo, ainda que se possa pensar o contrário no início do texto.
Ficcionei parte da vida da Nazaré, que, à época, era a nossa empregada doméstica. Uma mulher forte, independente e culta.
A descrição da sociedade portuguesa da época é baseada nos relatos dos meus pais e num livro de Kurt Meyer Clason – então director do Goethe Institut. Vi, nos inestimáveis DVDs publicados pelo Público, documentários sobre o Portugal pré e pós-revolucionário. Citações de Sophia de Mello Breyner Andresen, António Lobo Antunes e Herberto Hélder marcam clivagens na vida de Nazaré.
Quis para o texto uma música especial. Nuno Rebelo não só é um amigo desde esses anos de adolescência, é também um dos poucos músicos experimentais de cujo trabalho gosto verdadeiramente. O seu som é quente e cheio, cheio de significado também, sempre lúdico e profundamente artístico sem se tornar pretensiosamente intelectual. Mal fala alemão, mas compreendeu imediatamente o significado e o meu estilo de narrativa, intuitivamente.
Katharina Franck

Katharina Franck (1963). Cresceu em Portugal e no Brasil. Vive em Berlim, Alemanha. Cantora e songwriter. Fundou a banda Rainbirds em 1986. Escritora de Spoken Popsongs desde 1996. Mais recente trabalho editado: First Take Second Skin // Skycap 2006. De momento, trabalha nos últimos retoques do seu próximo álbum de canções. Para mais informação e discografia detalhada, visite www.katharinafranck.de.

Nuno Rebelo (1960). Após um início de carreira nos anos 80 onde ganhou visibilidade como líder dos Mler Ife Dada, virou-‑se para as músicas experimentais e para a composição de música para coreografias, teatro e cinema. Foi o autor do hino da Expo 98 e é hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes guitarristas portugueses da música improvisada. Para mais informação, visite nuno-rebelo.blogspot.com.

 

Texto Katharina Franck
Tradução do alemão para português por João Bouza da Costa
Música Nuno Rebelo
Voz e guitarra acústica Katharina Franck
Guitarra portuguesa mutante, objectos amplificados, laptop, turning points Nuno Rebelo (turning points é uma instalação de Nuno Rebelo que tem sido apresentada noutros contextos com recurso a diferentes fontes sonoras)
Co-produção Culturgest / Antena 2
com o apoio do Goethe Institut

 

No início do espectáculo será projectado o filme
25 DE ABRIL – UMA AVENTURA PARA A DEMOKRACYA
25 de Abril

um filme de Edgar Pêra

 

Filme sobre o Fascismo e o 25 de Abril em Portugal. Mais do que mostrar uma revolução militar procura-se mostrar a adesão popular ao Movimento.
Filme incluído no projecto pedagógico para alunos do secundário dirigido por Boaventura Sousa Santos. Montado a partir de material de arquivo, com especial destaque para material inédito em filme Super 8 de Luiz de Carvalho. Inclui também material inédito contemporâneo (manifestações por Timor, grafittis) rodado também em Super 8.

 

Kâmaras Super 8 Luiz Carvalho & Kino-Man
Arkivos Rtp/Exército
Pesquisa Ana Domingues & Manuel Rodrigues
Banda sonora GUE/Artur Cyanetto
Produção Centro de Documentação 25 Abril
Concepção-realização-montagem Edgar Pêra
Cópia final betacam sp
Duração 16´

I was asked to write about radio. During the Portuguese revolution I was 10, and have some very personal memories. I wrote about Portugal and its people, and our maid Nazaré. The descriptions were partly based on comments by my parents.
Then I needed some special music. Nuno Rebelo is an old friend who speaks little German but fully grasped my narrative style.
Katharina Franck

Katharina Franck grew up in Portugal and Brazil, and lives in Berlin. A singer and songwriter, she is currently completing an album.

Nuno Rebelo’s career began in the 1980s. He moved to experimental music and music for dance, theatre and film, and wrote the hymn for Expo’98. He is one of Portugal’s top guitarists.

apoios
© 2010 Culturgest