facebook
Loading
Conferências · Quarta 9 de Julho de 2008
18h30 · Sala 2· Duração 2h00

Pesquisas
entre Arte e Ciência
Por Christine Greiner e Jorge de Albuquerque Vieira


© ?lex
* Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis.
Máximo: 2 senhas por pessoa.)

Os encontros entre arte e ciência fazem parte da história da humanidade. A noção de que a ciência requer provas é absolutamente objectiva, enquanto a arte seria subjectiva e descomprometida com a realidade, tem sido questionada desde o começo do século xx. Ao compreender o artista como construtor de conhecimento e o cientista como um criador, muitos paradigmas têm sido derrubados. As palestras dos professores Jorge de Albuquerque Vieira e Christine Greiner vão discutir algumas questões envolvidas nestas discussões, propondo a Semiótica, as Ciências Cognitivas e a Teoria Geral dos Sistemas como mediações possíveis para alimentar o debate.

Christine Greiner é professora do Departamento de Linguagens do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ensina nos cursos de Comunicação das Artes do Corpo e no Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica onde coordena o Centro de Estudos Orientais. Tem sido professora e pesquisadora visitante de diversas instituições no Brasil (Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Santa Catarina, Faculdade de Dança Angel Vianna, entre outras), e no exterior (Departamento de Dança da Universidade Paris 8, Departamento de Performance da New York University, Centro Nichibunken de Quioto e Universidade de Tóquio).

Jorge de Albuquerque Vieira é professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde tem leccionado Ciências Cognitivas e da Informação, com ênfase em fundamentos da Teoria da Complexidade. Actualmente, também lecciona no Museu Nacional da UFRJ, no Programa de Pós-Graduação em Zoologia, em Metodologia Científica; na COMFIL/PUCSP, Curso de Comunicação e Artes do Corpo, em Teoria Geral de Sistemas e Corpo e Novas Tecnologias; na Faculdade Angel Vianna/RJ, em Metodologia Científica, Teoria do Conhecimento e Elaboração de Projectos. Coordena o NESC – Núcleo de Estudos em Semiótica e Complexidade da PUCSP.

Uma iniciativa do c.e.m – centro em movimento

The idea that science needs absolute proof and art is subjective has been questioned for a century. Artists can build knowledge and scientists can be creators. The speakers will discuss these issues using semiotics, cognitive science and the general theory of systems to prompt the debate.
Christine Greiner lectures in communication and semiotics at São Paulo Catholic University in Brazil. She has also taught in Paris, New York, Kyoto and Tokyo.
Jorge de Albuquerque Vieira lectures in communication and semiotics at São Paulo Catholic University in Brazil, focusing on cognitive sciences and the theory of complexity.

© 2010 Culturgest