facebook
Loading
Música · DOMINGO 16 de Março DE 2008
11h00 · Palco do Grande Auditório· Duração 1h00

Quarteto Remix
Concerto comentado por Rui Pereira


© Jorge Gonçalves

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/6

Cláudio Carneiro nasceu no Porto, em 1895. Estudou composição com Théodore Dubois e Paul Dukas em Paris. Desde as primeiras obras que compôs, revelou uma especial aptidão para a escrita para cordas. O Quarteto de Arcos em Ré menor foi escrito em 1947. Dividido em três andamentos, tem nos dois primeiros um retrato da ambiência característica das obras de Cláudio Carneiro, uma certa melancolia que aqui é acentuada por um cromatismo e pendor modal que lembram obras congéneres de Chostakovitch. A instabilidade tonal é igualmente dominante numa obra que não deixa de ser extremamente melódica. O último andamento é um intrigante Rondo alla Lusa onde é possível reconhecer vários temas de carácter popular, se bem que distorcidos por diversas técnicas de harmonização, polifonia e, sobretudo, desfasamento rítmico.
Benjamin Britten nasceu em Lowestoft, em 1913. De entre os três quartetos para cordas que compôs, o segundo é considerado o mais notável. Resultou numa homenagem a Purcell no 250º aniversário da sua morte. O primeiro andamento está estruturado numa tradicional forma-sonata mas na qual a exposição tem grandes dimensões, criando a ilusão do desenvolvimento ser diminuto. A sua introdução remonta-nos para sonoridades ancestrais, originadas em notas pedais que soam como bordões, bem como as diferentes técnicas contrapontísticas. O Vivace é um andamento de efeitos sonoros espectaculares marcados por uma diferenciação dinâmica extraordinária. A Chaconne final resulta na homenagem a Purcell. O seu tema é anunciado em uníssono por todos os instrumentos, ao qual se somam uma série de 21 variações.

O Quarteto Remix é formado por solistas do agrupamento de música contemporânea Remix Ensemble e dá o seu primeiro concerto em Fevereiro de 2008, tendo como objectivo principal a divulgação do repertório para quarteto de cordas escrito desde o início do século xx até à actualidade. Esta é a sua estreia em Lisboa.
Angel Gimeno nasceu na Venezuela. É diplomado pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris (primeiro prémio na classe de Michèle Auclair) e pós-graduado pelo Conservatório Tchaikowski de Moscovo na classe de Evguenya Tchugaeva. Além do seu trabalho com o Remix Ensemble, Angel Gimeno está à frente do Nieuw Ensemble de Amesterdão. Nesse âmbito, estudou directamente com Berio, Emmanuel Nunes, Boulez, Ferneyhough, Harvey, Donatoni e Luís de Pablo.
José Pereira nasceu em Lanhelas em 1983. Em 2004 venceu o Prémio Jovens Músicos da RDP. Terminou a licenciatura na classe de Aníbal Lima com a classificação de 19 valores. Actualmente é membro do Remix Ensemble, do Moscow Piano Quartet e da Orchestrutopica.
Trevor McTait nasceu em Inglaterra. Estudou Violino na Royal Academy of Music, em Londres, onde concluiu a pós-‑graduação em Viola, tendo concluído o Mestrado na Universidade de Cambridge. É músico do Remix Ensemble e chefe de naipe da Orquestra Barroca Casa da Música. Toca assiduamente com a Orquestra Sinfónica da BBC em Londres e é chefe de naipe da National Symphony Orchestra.
Oliver Parr é natural do Reino Unido. Estudou no Royal Northern College of Music com Eduardo Vassalo, em Paris com Aldulesco e na Escola Superior de Música de Detmold com Karine Georgian. É violoncelista do Remix Ensemble e tem-se apresentado com a Holland Synfonia, a Sinfonietta de Amesterdão e a English Touring Opera. Colaborou com os Ensembles Asko e Schoenberg, as Orquestras Sinfónicas da Cidade de Birmingham e da Holanda, bem como com a Orquestra Filarmónica de Londres.

 

Quarteto Remix
Violinos Angel Gimeno e José Pereira
Viola Trevor McTait
Violoncelo Oliver Parr


Programa:

Cláudio Carneiro
Quarteto de Arcos em Ré menor (1947)
1 Austeramente
2 Andante assai moderato
3 Rondo alla Lusa

Benjamin Britten
Quarteto de Cordas n.º 2, em Dó maior, op.36 (1945)
1 Allegro calmo senza rigore
2 Vivace
3 Chacony

 

Quarteto Remix comprises soloists from the Remix Ensemble contemporary music grouping. Its first concert will be in February 2008, aiming to disseminate pieces for string quartet written since the turn of the 20th century. The quartet’s first concert in Lisbon will feature Cláudio Carneiro’s Quarteto de Arcos, and Benjamin Britten’s Quartet No. 2, a work which is contemporary with Cláudio Carneiro’s Quarteto.

© 2010 Culturgest