facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Conferências · Terças 7, 14, 21 e 28 de Abril de 2009
18h30 · Grande Auditório · Duração 2h00

Um alerta para o Planeta
Ciclo de conferências promovido por Caixa Geral de Depósitos e Green Values
A programação das conferências sofreu alterações relativamente ao que consta da brochura.


© Suzana Ferreira

* Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis.
Máximo: 2 senhas por pessoa.

Conferências inglês, sem tradução

Este conjunto de conferências pretende suscitar uma reflexão aprofundada sobre alguns dos temas determinantes do futuro da humanidade e do nosso planeta. Convidaram-se personalidades que, pela importância das suas contribuições, têm marcado o debate das questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Esta iniciativa da Caixa Geral de Depósitos insere-se no programa de sustentabilidade que tem vindo a desenvolver – em que se inclui o Caixa Carbono Zero 2010.
Ambiente, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e a sua ligação à Sociedade da Informação, Cidades pensadas como pólos agregadores para os seus habitantes, são temas de actualidade irrecusável e correspondem a grandes preocupações do mundo actual.

7 de Abril
Alterações Climáticas, por António Gonçalves Henriques, Viriato Soromenho Marques e Nuno Lacasta
António Gonçalves Henriques é Doutor em Engenharia Civil pelo IST, tendo desenvolvido a sua actividade profissional no domínio da hidráulica, recursos hídricos e ambiente, em actividades de consultadoria privada, de investigação aplicada e de ensino universitário. Desde Maio de 2007 é Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente.
Viriato Soromenho Marques é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde 1978 ligado à defesa do ambiente, foi presidente da Quercus, é membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente e membro do Grupo de Alto Nível que aconselha o Presidente da Comissão Europeia sobre Energia/Alterações Climáticas.
Nuno Lacasta é professor auxiliar convidado de Direito e Políticas de Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha temas ambientais desde há cerca de 16 anos, na Europa e nos EUA. Presentemente coordena a actividade do Governo em matéria de alterações climáticas, dirigindo o Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas.

14 de Abril
Direitos Humanos, por Silas Kpanan’Ayoung Siakor (Libéria) e João Ermida
“Our struggle for the environment is not about trees. It is a campaign for social justice and respect for human rights. It is about our right to have a healthy and safe environment.”
Siakor denunciou os graves abusos de direitos humanos no seu país e o financiamento da guerra com o abate ilegal de árvores da maior floresta tropical da África Ocidental, contribuindo para o julgamento do ex-presidente da Libéria por crimes de guerra e contra a humanidade. Em 2006 recebeu o prestigiado Goldman Environmental Prize.
João Ermida, economista, trabalhou 20 anos no sector bancário, é autor do livro Verdade, Humildade e Solidariedade que estabelece uma nova forma de gerir recursos humanos nas organizações, com respeito pelos valores fundamentais.

21 de Abril
Desenvolvimento Sustentável e Sociedade da Informação por Roberto Carneiro e Jorge Portugal
Roberto Carneiro tem estado desde sempre ligado aos temas da educação. Dirige na Universidade Católica a licenciatura em Comunicação Digital e Interactiva. Preside ao Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Jorge Portugal, mestre em Engenharia Mecânica pelo IST, doutorando pelo mesmo Instituto, fundou uma das primeiras empresas de consultadoria em sistemas georeferenciados. Colaborou com a UMIC Agência para a Sociedade do Conhecimento, na elaboração do plano para a sociedade da informação e com a UCMA, unidade de missão para a reforma administrativa na área das redes de distribuição de serviços públicos. É consultor da Casa Civil do Presidente da República na área da Sociedade do Conhecimento e Inovação.

28 de Abril
Arquitectura Sustentável, por Li Hu (China)
Li Hu vive em Pequim e Nova Iorque, lidera algumas das mais emblemáticas construções da era moderna na China fazendo parte de Steven Holl Architects: Design Excellence end Green Innnovation. Pretende fazer da construção urbana sustentável um modo de vida acessível para a maioria da população.

This series of talks will take an in-depth look at decisive themes for the future of humanity and the planet. The debate on sustainable development will benefit from the presence of Portuguese and international key speakers; during each talk Portuguese specialists will provide different points of view and stimulate the debate that will follow.
This Caixa Geral de Depósitos initiative forms part of its ongoing sustainability programme, which includes Caixa Carbono Zero 2010. The environment, human rights, sustainable economic development and how cities can be developed as meeting points for their inhabitants are all topical subjects of major concern in today’s world.

apoios
© 2010 Culturgest