facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Música · Sexta 20 de Março de 2009
21h30 · Pequeno Auditório· Duração 50 min.

Concerto para Maquinaria e Estados Líquidos
Canal Zero


© Nuno Reis Gonçalves
Classificação: M/12

Projecto de fusão entre música electrónica e música acústica, que associa ao vivo a imagem em tempo real analógica, mostrando como são infinitos os limites e as potencialidades de duas artes – música e vídeo – quando cruzadas. Uma partilha de múltiplas situações através da manipulação de sons e imagens, criando ambientes que nos transportam para uma realidade (in)visível.
A música surge no contexto de quem se encontra a narrar uma história, através da conjugação de instrumentos analógicos e electrónicos. Fazem-se viagens por entre paisagens sonoras que nos transportam a um vastíssimo mundo onde o encantatório encontra semelhanças com o real.
A imagem é utilizada como instrumento visual e sonoro. Recorrendo a uma mesa de luz, diversos materiais (maquinaria, sucata, tintas, entre outros) são expostos e transformados sobre um vidro, adquirindo diferentes formas e cores. Exploram-se sonoridades de mecanismos e transformam-se múltiplas matérias, que são visualizadas em palco, através de uma dupla projecção, que nos mostra uma dualidade óptica, pormenor/geral, criando a ilusão de uma só imagem.
Os três intérpretes tecem entre eles uma relação de continuidade, descontinuidade e deformação, permitindo assim que a imagem seja um elemento escultórico do som e o som uma composição da imagem. Uma viagem para ver, sentir, ouvir e imaginar.

O projecto Canal Zero da autoria de João Bento, João Cabaço e Rodolfo Pimenta dedica-se desde 2004 à pesquisa e experimentação sonora aliada à imagem.
Estreou-se nesse ano na sessão inaugural da 3ª edição da MONSTRA – Mostra Internacional de Cinema de Animação de Lisboa, com os primeiros cartoons do século, do realizador francês Emil Cohl e voltou a participar na edição seguinte do mesmo festival. Apresentou espectáculos a partir de filmes experimentais próprios e de outros criadores portugueses dentro e fora do país, designadamente em: Ó da Guarda – Festival de Novas Músicas, no Teatro Municipal da Guarda; CENTA (Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas), Tojeira; IMAGO – Festival internacional de Cinema e Vídeo Jovem, Fundão; Cines Casablanca, Barcelona; Sttutgard Film Winter, Estugarda; Cinema Passos Manuel, Porto; Teatro Maria Matos, Lisboa, no âmbito do Festival Alkantara; First Festival, Caldas da Rainha; Super Stereo Demonstration, Linhares da Beira.

 

Composição e interpretação sonora, zaphoon, teclado, pequenas percussões, melódica, modelações analógicas, sampler e captações sonoras João Bento
Composição e interpretação sonora, guitarra eléctrica, sampler e programação João Cabaço Composição de imagem em tempo real, som Rodolfo Pimenta
Acompanhamento técnico, desenho de luz Pedro Fonseca

 

A fusion of electronic and acoustic music combing live performance and real-time analogue images. The music takes us on a journey through sound landscapes where the enchanted meets the real. Image is used as a visual and sound instrument. Various materials (machinery, scrap, paint, etc.) are transformed on glass, taking different shapes and colours. The three performers weave a continuous / discontinuous relationship, with the image as a sculptural element of sound, and sound a component of image.
João Bento and João Cabaço are responsible for Canal Zero, seeking to experiment with sound and image. It was first performed in 2004.

© 2010 Culturgest