facebook
Loading
Música · quinta 29 de outubro de 2009
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h10

CRASH!
Pela OrchestrUtopica


Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Choques intercontinentais
Este concerto parte de um desafio lançado ao compositor Luís Tinoco em duas direcções: programar um concerto genericamente orientado para a música americana e compor uma peça que de algum modo se relacione com uma mesma ideia. Com este projecto (no passado convidámos já Augusto M. Seabra para programar dois dos nossos concertos) prosseguimos um movimento de abertura da OU a propostas cada vez mais inovadoras e de permeabilização a outros olhares, posições e sensibilidades em relação à música dos compositores contemporâneos – a que se seguirão outros convites igualmente neste formato double bill.
O resultado deste desafio é um concerto cheio de novidades e pontos de interesse. Para além da estreia de Spam! de Luís Tinoco, serão também apresentadas pela primeira vez em Portugal obras de nomes da nova geração americana como Augusta Read Thomas e Lee Hyla ao lado do consagrado John Adams e de Frank Zappa, numa orquestração de René Bosc (que também dirige a OrchestrUtopica).
Crash! é um concerto em que apresentamos propostas musicais com origem num mundo cultural marcante: os EUA. A especificidade americana na música contemporânea decorre do facto de outro olhar dominar as práticas e as atitudes dos compositores. Na pátria do entretenimento e da indústria musical a relação com as instituições e os movimentos musicais é de natureza diversa da europeia. Por mais que os europeus ouçam a nova música americana com alguma reserva, foi no entanto dali que nos chegou Cage, a Pop Art, o minimalismo, o jazz...

 

Programa
Augusta Read Thomas Dancing Helix Rituals* (2007)
Lee Hyla Amnesia Redux* (2002)
Luís Tinoco Spam!** (2009)

Intervalo

John Adams Chamber Symphony (1992)
Frank Zappa (Arr. René Bosc) Black Page* (1984/ Arr. 2009)

* Estreia em Portugal
**Estreia absoluta e encomenda da OrchestrUtopica

OrchestrUtopica
Maestro René Bosc
Barítono e narrador Mário Redondo
Vídeo Jérôme Bosc
Concerto comissariado por Luís Tinoco

 

Composer Luís Tinoco was given a challenge: to plan a concert embracing American music, and compose an original piece. OrchestrUtopica accepts ever more innovative suggestions relating to contemporary composers, and this is the first of a series of double bills.
The challenge has produced a novel and fascinating concert. In addition to the first performance of Tinoco’s Spam!, there will be works by the new American generation, such as Augusta Read Thomas and Lee Hyla, as well as John Adams and Frank Zappa.
Crash! is rooted in the United States. American music is different from European. Although Europeans listen to new American music with reservations, it has given us Cage, Pop Art, minimalism, jazz…

apoios
© 2010 Culturgest