facebook
Loading
Música · Quarta 4 terça 3 de Novembro de 2009 (data antecipada)
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h30

Gonzales
Solo Piano


Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Gonzales (de seu nome verdadeiro Jason Charles Beck) nasceu no Canadá. Começou a tocar piano aos 3 anos e teve uma formação clássica. Na década de 1990 iniciou uma carreira na música pop com uma banda de rock alternativo. Em 1999 mudou-se para Berlim e adoptou o nome artístico de Gonzales. Nomeou-se a si próprio Presidente do Underground de Berlim numa conferência de imprensa que ficou célebre. As pessoas pensaram que estava a brincar. Gravou vários álbuns, em torno da música hip-hop, mas com muitas outras influências e todos eles diferentes entre si. De comum, a genialidade do autor.
Tanto aparecia nos clubes nocturnos, como entertainer, ou acompanhando filmes mudos ao piano, como surgia nos Festivais de Verão do circuito pop. Em 2003 mudou-se para Paris, onde reside.
Como produtor, arranjador ou compositor, trabalhou com Daft Punk (célebre dupla francesa de música electrónica), David Bowie, Jane Birkin, os canadianos Feist, Peaches e Mocky, Charles Aznavour e muitos outros.
Em 2004 editou o seu disco com maior sucesso Solo Piano, que o introduziu “a um público de verdadeiros seres humanos que realmente compram discos” (da biografia do seu site). É um álbum de delicadas peças para piano, comoventes, muito belas, onde se notam as influências de Ravel e Satie, mas também da folk canadiana, ou do jazz americano.
O espectáculo Solo Piano, que tem apresentado com enorme sucesso em salas como a Volksbühne e o Hebbel Theatre em Berlim, o Centro Georges Pompidou ou o Royal Festival Hall, é uma mistura de showman à antiga, com um recital de piano surreal, com um sentido de humor irresistível e que suscita a participação do público. Um espectáculo inesquecível.
Entre 17 e 18 de Maio deste ano, Gonzales bateu o record do mais longo recital de sempre. Tocou durante 27 horas 3 minutos e 44 segundos.
www.gonzpiration.com

 

 

 

Canada’s Gonzales (Jason Charles Beck) was taught classical piano from the age of three. His career began with an alternative rock band, before he moved to Berlin in 1999. He recorded several CDs blending hip-hop with a range of other influences. In 2003 he moved to his current home, Paris.
As producer, arranger and composer he has worked with Daft Punk, David Bowie, Jane Birkin, Charles Aznavour and many others. His own biggest success was 2004’s delicate and moving Solo Piano.
His Solo Piano, which has been a huge success in such halls as the Volksbühne and the Hebbel Theatre in Berlin, the Pompidou Centre and Royal Festival Hall, is a blend of showmanship and surreal piano recital, and is irresistibly funny.

apoio
© 2010 Culturgest