facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Jazz · Terça 17 de Fevereiro de 2009
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h15

Imaginário
André Fernandes


© Renato Nunes
Classificação: M/12

Algumas vezes questiono-me de onde vem a inspiração. De onde vêm as ideias, porque decido escrever ou tocar uma nota e não outra.
Uma coisa é certa: sempre que tento controlar esse discurso que parece surgir do nada (e que quando me parece saber de onde vem, perde o encanto), a fluidez perde-se e o discurso ganha um peso desconfortável. Parece-me que a música vive num espaço próprio que se abre a quem a ela se dá num momento.
No entanto, é o imaginário de cada um que determina o que essa inspiração representa e de que forma se manifesta. E isso é que me fascina.
Assistir à abertura de pequenas ‘janelas’ sobre o imaginário de cada artista, e como a sua expressão se integra no imaginário de quem ouve.
A música de hoje é, como toda a minha música, uma janela sobre o meu imaginário.
E ao ser tocada pelo Mário, Nelson, Alex, Bernardo e Ride, poderei convosco vislumbrar um pouco do imaginário destes músicos únicos.
André Fernandes

Com o disco Cubo, editado em 2007, o guitarrista André Fernandes entrou definitivamente para a galeria dos grandes músicos de jazz em Portugal. O convite da Culturgest para a realização deste concerto serviu de pretexto para a gravação de um conjunto de temas originais que integram um novo CD, Imaginário, que hoje é dado a conhecer ao vivo, pela primeira vez.

 

Guitarra André Fernandes
Piano Mário Laginha
Contrabaixo Nelson Cascais
Bateria Alexandre Frazão
Músicos convidados:
Fender rhodes Bernardo Sassetti
Turntable, sampler, efeitos DJ Ride

 

“Sometimes I wonder where the inspiration comes from... Why do I decide to write or play one note and not another. One thing is certain: whenever I try to control it, the fluidity is lost… However, it is each person’s imagination that decides what that inspiration represents... That’s what fascinates me. Today’s music… is a window into my imagination.”

With his 2007 Cubo CD, guitarist André Fernandes emerged as one of Portugal’s great jazz musicians. Culturgest invited him to play this concert, and that in turn led to the recording of several original tracks for a new CD, Imaginário, here being played live for the first time.

© 2010 Culturgest