facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Música · Sexta 18 de Setembro de 2009
22h00 · Culturgest Porto· Duração aprox. 1h00

Lau Nau
Ciclo de concertos comissariado por filho único


© Susanna Majuri

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Laura Naukkarinen é uma cantora e compositora finlandesa que iniciou a sua produção artística no início desta década. De imediato se evidenciou na fértil comunidade de criação independente do seu país.
Lau Nau faz parte de uma geração de músicos que alia um profundo conhecimento das tradições populares e folclóricas locais, com a cultura rock – particularmente nos seus domínios mais psicadélicos. Colabora com outros notáveis artistas, dos Avarus aos Kemialliset Ystävät de Jan Andrezen. As suas parcerias com estes projectos assentes numa leitura tribalista de tradições da folk local, empregam o som de uma forma pré e pós-musical, valorizando o intuito e a acção mais do que uma noção técnica de musicalidade. Essa transversalidade na leitura das possibilidades da expressão sonora, informou de maneira profunda a leitura que Lau Nau faz sobre a ausência de limites de que a sua música pode usufruir.
A sua obra individual, com dois álbuns editados pelo selo norte-americano Locust Music, ocupa um espaço muito particular no songwriting ocidental actual. As suas composições assentam em progressões simples de acordes, enriquecidas por uma noção orquestral muito particular, articulando várias instrumentações acústicas e electrónicas de baixo custo e outros objectos para-musicais.
Imersa num universo extremamente delicado, produz música com uma doçura rude. A forma como deixa espaços em aberto, como não sente a necessidade de tirar a beleza real dos traços mais crus das suas palavras e arranjos, vão-lhe dando, em crescendo, uma credibilidade estética e emocional excepcional no mundo da canção contemporânea.

 

Voz, guitarra acústica, objectos vários Lau Nau

 

Laura Naukkarinen is a Finnish singer-songwriter who launched her career at the start of this decade. She comes from a generation of musicians who combine great knowledge of folk and local traditions with rock, especially psychedelic rock. She and her project partners use sound in a pre- and post-musical way, using intuition and action more than technical musicianship, resulting in a form of music with no limits.
Her solo work – two CDs – occupies a special place in present-day Western songwriting: simple chord progressions, enriched by a very individual orchestral feel combining acoustic and electronic instruments and semi-musical objects.
Her music has a raw sweetness and is extremely emotional.

© 2010 Culturgest