facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Jazz · Quarta 2 de Dezembro de 2009
21h30 · Pequeno Auditório· Duração 50 min.

Musica Elettronica Viva
Integrado no ciclo Imagens Projectadas II


MEV em 1973 na The Kitchen, Nova Iorque
Classificação: M/12

O regresso aos palcos em 2007 e a edição no final do ano seguinte da caixa MEV 40, constituída por quatro CDs com registos em concerto realizados ao longo dos seus 40 anos de existência, fizeram com que o colectivo Musica Elettronica Viva continuasse nos dias de hoje a sua intervenção única.
O núcleo duro dos MEV foi sempre constituído por Alvin Curran, Richard Teitelbaum e Frederic Rzewski, a eles se foram adicionando Allan Bryant, Carol Plantamura, Ivan Vandor e Jon Phetteplace. Ao longo do tempo tiveram ainda um vastíssimo rol de colaboradores, do qual sobressaíram Steve Lacy, George Lewis, Karl Berger, Garrett List e o português Carlos “Zíngaro”.
O impacto dos MEV foi tal entre os finais da década de 1960 e o início da de 70 que o realizador Michelangelo Antonioni incluiu o grupo, juntamente com os Pink Floyd e Jerry Garcia, líder e guitarrista dos Grateful Dead, na banda sonora do seu filme Zabriskie Point. O objectivo era claro: romper não só com as convenções da música erudita contemporânea, recusando, designadamente, a partitura, como também com as impostas por parte do jazz.
Curran, Teitelbaum e Rzewski já estiveram em Portugal, mas em outros contextos. O primeiro veio com o Rova Saxophone Quartet para uma edição do Jazz em Agosto e os outros dois integraram um quarteto com Barre Phillips e “Zíngaro”, tendo Teitelbaum também actuado em duo com o violinista de Lisboa no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian. Juntos, e enquanto Musica Elettronica Viva, é a primeira vez que os vamos ouvir.

granular.pt

Electrónica Alvin Curran
Electrónica Richard Teitelbaum
Piano Frederic Rzewski
Produção Granular em parceria com Auditório Serralves, Culturgest, Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Instituto Franco-Português, Moagem, Preformas e Quarta Parede
A Granular é uma estrutura financiada pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura

 

Musica Elettronica Viva returned to the stage in 2007, and last year released the four-CD box set MEV 40, containing live recordings spanning 40 years.
MEV’s core has always been Alvin Curran, Richard Teitelbaum and Frederic Rzewski, who have been joined by Allan Bryant, Carol Plantamura, Ivan Vandor and Jon Phetteplace. Over the years, many others have been involved, including Steve Lacy, George Lewis, Karl Berger, Garrett List and Portugal’s Carlos “Zíngaro”.
The band joined Pink Floyd and the Grateful Dead’s Jerry Garcia to provide the soundtrack for Michelangelo Antonioni’s 1970 film Zabriskie Point.
Three of the group have already played in Portugal, but this is the first time for MEV as a group.

apoio
© 2010 Culturgest