facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Música · Domingo 7 de Junho de 2009
11h00 · Grande Auditório· Duração 1h00

Orquestra do Algarve
Concerto comentado por Cesário Costa e Patrício da Silva


Orquestra do Algarve © WFfotos – Serviços Fotográficos Algarve

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/6

O programa do último concerto comentado deste ano inicia-se com o Stacatto Brilhante de Joly Braga Santos. Trata-se da última obra que o compositor escreveu para orquestra e destina-se a funcionar como uma abertura de concerto, brilhante e entusiasmante para o público. Braga Santos foi um dos grandes compositores portugueses do século XX. Exímio na escrita orquestral e grande melodista, pretendia que a sua música “falasse ao homem comum com simplicidade”.
Segue-se uma peça de outro compositor português da nova geração, Patrício da Silva, escrita em 2007. Patrício da Silva estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e doutorou-se em composição na Universidade da Califórnia. Grande parte da sua carreira tem-se desenrolado nos Estados Unidos. É compositor residente da Orquestra Sinfónica de Berkeley, na Califórnia. As suas obras têm sido tocadas nos EUA e em vários países europeus, incluindo, é claro, Portugal. The Fact of the Matter as a Matter of Fact é uma peça de 12 minutos em 3 andamentos, que tem como ponto de partida o uso da série dos harmónicos, como o próprio compositor explicará nos seus comentários.
O concerto termina com a suite Pulcinella de Stravisnky. Esta obra foi encomendada em 1920 por Diaghilev, o famoso empresário dos Ballets Russes, para um bailado com cenários e figurinos de Pablo Picasso. Nesta suite, de características “neo-clássicas”, Stravinsky utiliza excertos de obras de compositores italianos do século XVIII, nomeadamente de Pergolesi.
Teremos assim um programa variado, com excelentes peças, acessíveis a todo o público.
A Orquestra do Algarve estreou-se em 2002. Desde então, tem desenvolvido uma intensa actividade em Portugal e no estrangeiro. Gravou 5 CD’s, dois dos quais para a editora Naxos. Foi dirigida por grandes maestros e colaborou com solistas de renome internacional. Cesário Costa, que o público da Culturgest bem conhece, é actualmente o Principal Maestro Convidado.

 

Maestro Cesário Costa

Programa
Joly Braga Santos Staccato Brilhante
Patrício da Silva The Fact of the Matter as a Matter of Fact
Igor Stravisnky Pulcinella

 

The programme for this year’s final commentated concert begins with Stacatto Brilhante by Joly Braga Santos – his final work for orchestra. Braga Santos was one of Portugal’s greatest 20th century composers. It will be followed by a piece by another Portuguese composer, Patrício da Silva. Da Silva studied in Lisbon and California, and much of his career has been in the US. The concert ends with Stravinsky’s Pulcinella suite, commissioned in 1920 by Diaghilev for a ballet with sets and wardrobe by Picasso.
The Orquestra do Algarve was launched in 2002. It has been conducted by leading maestros and worked with internationally renowned soloists. The current principal guest conductor is Cesário Costa.

© 2010 Culturgest