facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Música · Domingo 11 de Janeiro de 2009
11h00 · Grande Auditório· Duração aproximada 1h10

Música com Comentários
OrchestrUtópica
Concerto comentado por Paolo Pinamonti

destaque

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/6

* Para este concerto a bilheteira abre das 10h às 11h, retomando o horário normal às 14h.

Por dentro da nova música
Visando criar uma maior aproximação com a música de hoje, a OrchestrUtopica participa este ano, mais uma vez, na série de concertos comentados da Culturgest, com um programa especialmente pensado para um público alargado e de todas as idades. Este concerto propõe-se corresponder à curiosidade e ao interesse crescentes que a música contemporânea desperta, através de uma selecção de compositores e obras que serão comentadas e contextualizadas pela voz autorizada de Paolo Pinamonti.
A riqueza e a diversidade da nova música, num programa que apresenta uma panorâmica sobre diferentes linguagens musicais do século XX, inicia-se com Frates, uma obra de 1977 de Arvo Pärt, compositor lituano que propõe uma “nova simplicidade” como relação contemporânea com a música; passando por O King, de Luciano Berio, escrita em homenagem a Martin Luther King, celebrando a liberdade e a tolerância, e por Aventures, do compositor György Ligeti, uma “encenação musical” para vozes, numa linguagem imaginária. O programa do concerto termina com Invenção sobre paisagem, uma obra que sugere a imaginação e a invenção de um espaço interior de escuta, da autoria de Luís Tinoco, um dos mais activos e reconhecidos compositores portugueses.
Música com comentários, num concerto aberto ao mundo da música de hoje. Uma oportunidade única para conhecer a música por dentro e para penetrar no mundo da criatividade musical dos nossos dias.

 

Soprano Alexandra Moura
Mezzo-soprano Cátia Moreso
Barítono João Merino
Maestro Cesário Costa

 

Programa
Arvo Pärt Frates
Luciano Berio O King
György Ligeti Aventures
Luís Tinoco Invenção sobre paisagem

 

To bring people closer to today’s music OrchestrUtopica performs a concert aimed at a diverse audience of all ages, while Paolo Pinamonti provides an insightful and authoritative commentary.
This concert starts with the “new simplicity” of Frates (1977) by Lithuania’s Arvo Pärt, followed by O King by Luciano Berio, written to celebrate freedom and tolerance, in homage to Martin Luther King. Thirdly comes Aventures by György Ligeti, written in an imaginary language, and finally Invenção sobre paisagem by Luís Tinoco, one of Portugal’s leading and most active composers. A unique chance to delve inside musical creativity.

apoios
© 2010 Culturgest