facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Música · Sábado 17 de outubro de 2009
22h00 · Culturgest Porto· Duração aprox. 1h00

Ghédalia Tazartès apresenta ‘Reines d'Angleterre’
Ciclo de concertos comissariado por filho único


Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Artista francês de origem turca nascido em 1947, Ghédalia Tazartès permanece, ao longo de aproximadamente três décadas de trabalho, uma figura incatalogável no panorama da criação sonora.
Dono de uma obra singular, tem vindo a empregar técnicas semelhantes ao longo do seu percurso, com alterações relativas de meios. Utiliza gravações de campo cortadas e coladas desde a época da fita, teclados e electrónica para resultados de um grão, estranheza e solenidade que lhe são muito particulares. Com a voz, é ritualisticamente invadido por várias viagens internas, que o levam de um francês real, a um outro inventado, passando por uma série de outras línguas, umas existentes, outras obra dos momentos que decide desenhar. Formalmente, será dos trabalhos de exploração das possibilidades da voz, do discurso e do uso pós-concretista da língua mais relevantes das últimas décadas.
Procura tradições que incorpora de forma plástica, espiritualmente personalizada, pegando em heranças – frequentemente com muitos pontos em comum – que atravessam o planeta, buscando o seu conjunto de formas. Mais do que um trabalho de sobreposição de referências e vocabulários, ou até de uma amálgama amadurecida dos mesmos, cria o seu próprio país de tradições dentro de um outro continente cujo nascimento vai dependendo do seu contributo. Livre de questões de identidade e filiação cultural, livre para ser de uma nova maneira.
Para a actuação desta noite, numa altura da sua carreira que sucede a um longo período sem se apresentar ao vivo, traz o projecto ‘Reines d’Angleterre’, que dirige com dois artistas sonoros franceses, él-g e Jo Tanz. Tem sido este o foco das movimentações mais recentes de Tazartès, prosseguindo e progredindo no seu trilho e nas suas tradições e articulações, para sempre aparte, num conjunto de decisões que reafirmam, como poucos outros corpos de trabalho na música contemporânea, a importância da revelação da diferença entre cada ser humano.

 

Voz, acordeão e harmónica Ghédalia Tazartès
Voz e electrónicas Jo T.
Voz, electrónicas e órgão él-g

 

Ghédalia Tazartès is French but of Turkish origin. For 30-or-so years his creative sounds have been impossible to categorize. He has used similar techniques throughout his career, but the means have changed. Cut and spliced recordings from the days of tape, keyboards, and electronics create a very individual strangeness and solemnity. He also explores the voice’s possibilities.
He seeks out traditions that span the planet, which he incorporates in a mature and personal way, creating his own country of traditions free of issues of identity and cultural background: freedom to take a new approach.
Tonight’s live show is his Reines d’Angleterre project, with two other French artists: él-g and Jo Tanz

© 2010 Culturgest