facebook
Loading
arquivo > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Jazz · Sexta 19 de junho de 2009
21h30 · Pequeno Auditório· Duração 1h00

Rafael Toral, John Edwards e Tatsuya Nakatani
Ciclo ISTO É JAZZ? Comissário: Pedro Costa


Rafael Toral © Nuno Martins / John Edwards / Tatsuya Nakatani © Makoto Takeuchi

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

O Trio formado por Rafael Toral, John Edwards e Tatsuya Nakatani aparece no ciclo “Isto é Jazz?” em estreia mundial, desafiando os limites do jazz, da música improvisada e electrónica. É um ensemble em que todos estão em pé de igualdade, com resultados tão imprevísiveis como a riqueza dos músicos que o compõem deixa supor.
Este tipo de formação (electrónica com contrabaixo e percussão) pode induzir em erro quem pensar que se trata de uma internacionalização do Space Trio de Toral, um grupo de inspiração free. Aqui apenas existe a junção de três músicos e três mundos muito pessoais. Não há dúvidas sobre a capacidade de qualquer um dos três em se relacionar com o jazz, cada um à sua maneira, mas este é um concerto que leva bem longe a resposta à pergunta que dá nome ao título deste ciclo.
Rafael Toral é um músico e artista que se notabilizou pelo trabalho com guitarra e electrónica, tendo sido considerado nos anos 1990 pelo Chicago Reader “um dos guitarristas mais dotados e inovadores da década”. Colaborou com John Zorn, Jim O’Rourke, Alvin Lucier, Roger Turner e Evan Parker, mantendo uma importante e duradoura parceria musical com Sei Miguel. Em 2004 lança o Space Program, uma pesquisa de longo curso sobre performance, silêncio, disciplina e estruturação do discurso musical com instrumentos electrónicos experimentais, numa abordagem marcada pelo valor da expressão física do corpo. Traçando uma orientação sem precedentes conhecidos, centra na “música electrónica pós-free jazz” o seu campo de trabalho.
John Edwards tem estado envolvido numa grande diversidade de projectos, seja na música escrita como na improvisada. É um dos mais solicitados baixistas da cena jazzística londrina. O seu nome figura em mais de 80 gravações e muito recentemente editou o seu primeiro CD a solo.
Tatsuya Nakatani é um dos mais originais percussionistas da actualidade, inventando muitos dos instrumentos que toca e desenvolvendo novas técnicas. A sua linguagem baseia-se na música experimental e improvisda, jazz, free jazz, rock, noise e também na música tradicional japonesa. Tem tocado por todo o mundo e em várias palcos de grande nome.

 

Amplificador MT-10 modificado, sintetizador modular e circuito de ressonância modulada Rafael Toral
Contrabaixo John Edwards
Percussão Tatsuya Nakatani

 

The trio formed by Rafael Toral, John Edwards and Tatsuya Nakatani marks its world première at ‘Isto é Jazz?’, a series of concerts challenging the limits of jazz, improvised and electronic music. The group is a meeting point for three musicians and three very personal worlds, and the concert will go a long way to answering the question in the series’ title: is this jazz?
Toral is noted for his guitar and electronic work. John Edwards has been involved in all kinds of projects, and is one of the most sought-after bassists on the London jazz scene. Tatsuya Nakatani is one of today’s most original percussionalists, inventing instruments and techniques. His roots are in jazz, rock and traditional Japanese music.

© 2010 Culturgest