facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
RED Trio
+ John Butcher
Ciclo “Isto é Jazz?” Comissário: Pedro Costa
destaque
JAZZ
QUA 7 DE ABRIL
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h10 · M12 5 Euros (Preço único)
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Piano Rodrigo Pinheiro Contrabaixo Hernâni Faustino
Bateria Gabriel Ferrandini Saxofones tenor e soprano John Butcher

O RED Trio é uma das mais agradáveis surpresas na improvisação em Portugal dos últimos anos. A sua música reflecte os percursos musicais, os gostos, os credos de cada membro do grupo. No RED Trio tudo é denso, por vezes visceral. A sua estética aproxima-se do free jazz para dele se distanciar logo de seguida. Bebe na tradição da improvisação europeia mas é muito mais do que isso.
No seu segundo ano de existência e no lançamento do seu primeiro álbum intitulado RED Trio, a banda apresenta-se em formação expandida: convidou para se juntar a ela um dos músicos favoritos dos seus elementos, o saxofonista britânico John Butcher.
O RED Trio foi formado em 2007 por Rodrigo Pinheiro no piano, Hernâni Faustino no contrabaixo e Gabriel Ferrandini na bateria, todos eles destacados elementos da nova geração de músicos da cena portuguesa de improvisação livre. Partindo do clássico trio de piano, o RED Trio afasta-se deste paradigma colocando no mesmo plano de importância sonora todos os instrumentos que o constituem, todos eles tendo uma participação forte no som do grupo. É das intersecções, confluências, perturbações e utilização de técnicas extensivas que surge o discurso único do grupo: uma gama dinâmica que vai do quase silêncio até descargas de energia sónica plenas de violência. Com mais de dez concertos em Portugal desde a sua criação (Hot Clube, Moagem, Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente, Zoom Cineclube, entre outros) vê, agora, a regularidade e qualidade dos seus concertos premiada com a edição do seu primeiro álbum editado pela Clean Feed.
Numa entrevista à revista italiana Alter Musiche, John Butcher afirmava que nos seus concertos preferia, em vez de sobrepor a sua voz à do conjunto, tocar entre o discurso dos outros músicos, e com pequenas ideias subtis mudar todo o sentido e direcção da música produzida. Este conceito acaba por ser a definição perfeita do estilo e da abordagem com que Butcher e os elementos do RED Trio encaram o processo de criação musical em tempo real. É desta comunhão de ideias que este novo quarteto, que agora se apresenta na Culturgest, promete uma música de forte personalidade e de resultados surpreendentes.

The RED Trio have been a pleasant surprise in Portuguese improvisation in recent years. Their music is dense, and sometimes visceral, often approaching free jazz, only for it to then veer away. For their first album they invited one of their favourite musicians, Britain’s John Butcher, to join them. All four will be together at Culturgest.
The band was formed in 2007 by Rodrigo Pinheiro on piano, Hernâni Faustino on double bass and Gabriel Ferrandini on drums. But they are different from the standard piano trio in that each instrument is on an equal footing. Their dynamics range from near silence to violent explosions of energy.
© 2010 Culturgest