facebook
Loading
MÚSICA · Sexta 5 de Fevereiro de 2010
21h30 · Pequeno Auditório· Duração 1h30

Henry Butler
CICLO HOOTENANNY


Henry Butler © Shannon Brinkman

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

A devastação de Nova Orleães causada pelo furacão Katrina, em 2005, obrigou Henry Butler a deixar de viver na cidade da Louisiana onde nasceu a 21 de Setembro de 1949. O glaucoma que o atingiu à nascença não o impediu de ser músico aclamado.
Nomeado oito vezes para o prémio de melhor pianista do W.C. Handy Award (desde 2006 designado por Blues Music Award), o mais prestigiado troféu da área do blues, foi designado pelo “mítico” Dr. John como “o orgulho de Nova Orleães”.
Desde os seis anos de idade que Butler toca piano e desde sempre combina e desenvolve vários estilos. A sua biografia oficial apresenta referências que começam com o estudo com o Professor Longhair e passam por gente tão diferente como McCoy Tyner e mestrados de formação clássica-erudita em piano, trompete, trombone, percussão e voz. Assume que a sua música é uma amálgama de jazz, música das Caraíbas, do Brasil, de Cuba, da pop, do blues, do R&B...
Ao longo da sua carreira, são inúmeros os músicos de primeiro plano com quem trabalha, de Cannonball Adderley a Charlie Haden ou Jack DeJohnette, para indicar apenas alguns nomes.
A sua discografia é particularmente extensa, mas os exemplos marcantes mais recentes são Orleans Inspiration, de 1990, o notável Blues After Sunset em 1998 e o registo com Corey Harris de 2000 intitulado Vu-du-Menz, um trabalho profundo de exploração dos blues do Delta.
Seguiram-se o eléctrico The Game Has Just Begun, em 2002 e Homeland, em 2004, quando Butler, pela primeira vez, grava em estúdio com um grupo de blues e R&B e o recente PiaNOLA Live.

 

Piano Henry Butler

 

Hurricane Katrina’s devastation of New Orleans in 2005 forced Henry Butler out of the city where he was born in 1949. Nominated eight times for what is now called the Blues Music Award, for best pianist, he has been described by Dr. John as “the pride of New Orleans”.
Early on he studied with Professor Longhair and then played with the likes of McCoy Tyner and leading teachers of piano, trumpet, trombone, percussion and vocals. His music combines Caribbean, Brazilian, Cuban, pop, blues, R&B, etc. He has worked with Cannonball Adderley, Charlie Haden and Jack DeJohnette, to name but a few.
Recent recordings include Orleans Inspiration (1990), Blues After Sunset (1998), Vu-du-Menz (2000) and Homeland (2004).

© 2010 Culturgest