facebook
Loading
Música · Quinta 4 de Fevereiro de 2010
21h30 · Pequeno Auditório· Duração 1h30

Elijah Wald
Robert Johnson: Roots and Branches
CICLO HOOTENANNY


Elijah Wald © Sandrine Sheon

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Este é o homem que explica Como os Beatles destruíram o Rock’n’Roll, livro lançado em Maio de 2009 nos Estados Unidos. A tese do historiador e músico é que, a partir dos Beatles, a gravação passa a ser a verdadeira referência da música popular – e não o espectáculo ao vivo – e daí nasce outra realidade, onde o rock e seus sucedâneos passam a ser dominados por músicos brancos. Em contrapartida o soul, o disco e o hip hop ficam dominados por artistas negros.
Elijah Wald está a chegar à dezena de livros publicados e soma centenas de artigos em jornais e revistas dos Estados Unidos e Inglaterra, (foi durante dez anos o cronista da área do Boston Globe, agora escreve no Los Angeles Times).
Também biógrafo de Josh White, Elijah dedicou uma obra de referência à biografia do lendário músico de blues Jimmy Johnson, tema que o trará a Lisboa para uma palestra e um espectáculo.
Porque, para além de escritor e investigador, Elijah é também músico. Toca desde os sete anos e foi como músico de guitarra às costas que nos anos 1970 e 1980 andou a ganhar a vida na Europa, na Ásia, em África e na América Central. A experiência passou por uma banda de blues em Sevilha até dar espectáculos com um grupo rock num hotel do Sri Lanka!
Nascido em 1959, Elijah Wald é filho de um Prémio Nobel da Medicina (George Wald) e da bióloga Ruth Hubbard com quem escreveu um livro – Exploding the Gene Myth. Gravou dois discos: Elijah Walker: Songster, Fingerpicker, Shirtmaker, que só há em LP, e o CD Street Corner Cowboys.

 

Guitarra Elijah Wald

 

This is the man who explained How the Beatles Destroyed Rock ‘n’ Roll in his 2009 book. His thesis is that with the Beatles, recordings became the true point of reference for popular music, rather than live shows, leading to another reality: rock became dominated by white artists, while soul, disco and hip hop are dominated by black artists. Elijah Wald has written about ten books and hundreds of articles in the US and UK. He has written biographies of Josh White and also the legendary Jimmy Johnson, which is what brings him to Lisbon for a talk and a performance: because Wald is also a musician with two albums to his name. Born in 1959, he is the son of Nobel medicine laureate George Wald and biologist Ruth Hubbard.

© 2010 Culturgest