facebook
Loading
MÚSICA · Sábado 20 de Fevereiro de 2010
21h30 · Grande Auditório · ?

Concerto de Encerramento
Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses


Com a realização do 8º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian dá continuidade à iniciativa lançada em 2003 e que, ao longo dos últimos anos, incrementou o incentivo à criação musical em Portugal. Desde que o Workshop passou a integrar o plano de trabalho da Orquestra Gulbenkian, com periodicidade anual, foram já 29 os jovens compositores até hoje apresentados ao público nos concertos de encerramento, após uma a duas semanas de trabalho exclusivamente dedicadas à leitura das suas obras, abrindo o leque de opções inclusivamente aos compositores que não têm ainda antecedentes de carreira profissional.
As primeiras cinco edições foram dirigidas pelo maestro Guillaume Bourgogne, sendo este o terceiro ano em que o Workshop é dirigido pela maestrina Joana Carneiro.
No concerto de encerramento deste 8º Workshop são dadas a ouvir, em estreia absoluta, obras de sete compositores seleccionados de entre os catorze que se candidataram para este efeito no âmbito do concurso público aberto a compositores nascidos desde 1 de Janeiro de 1975. A selecção foi feita por uma comissão de leitura integrada por Emmanuel Nunes, Luís Pereira Leal e Joana Carneiro. Todos os sete referidos compositores participam este ano pela primeira vez no Workshop.
A vários dos compositores participantes nas sete anteriores edições o Workshop abriu portas para a colaboração criativa com outras instituições em Portugal e no estrangeiro. Tendo em atenção as qualidades evidenciadas nos Workshops, o Serviço de Música fez encomendas de obras a dois destes compositores.
O Workshop da Orquestra Gulbenkian integra o plano do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian para formação de criadores musicais que já incluía a realização de Seminários de Composição, a atribuição de bolsas de estudo e encomendas a jovens compositores.
O Workshop regressa este ano à Culturgest, instituição que lhe abriu as portas para as suas três primeiras edições.

 

 

Programa

Orquestra Gulbenkian
Maestrina Joana Carneiro

André Miranda
Farbenharmonienwerk

Ângela Ponte
EKIS III

David Miguel
Amnis

Miguel Teixeira
da eikasia à noesis – mensagem

Nuno Peixoto de Pinho
...na viagem de um livro

Tiago Cabrita
Retorno

Daniel Moreira
Zoom Point (Omagio a Antonioni)

Este concerto não tem intervalo

 

Through this workshop the Music Service of the Calouste Gulbenkian Foundation gives continuity to an initiative adding zest to Gulbenkian’s incentive policy towards musical creation. After an intensive two weeks workshop during which new pieces for orchestra by young Portuguese composers were read and studied we will have the opportunity to hear them in a first audition directed by Joana Carneiro.

apoio
© 2010 Culturgest