facebook
Loading
Jazz · Segunda 25 de Janeiro de 2010
21h30 · Pequeno Auditório· Duração 1h00

Joe Morris
e Barre Phillips
Ciclo “Isto é Jazz?” Comissário: Pedro Costa


Folha de Sala (pdf)

Sobre Joe Morris
visite www.joe-morris.com

Classificação: M/12

Depois de abrir um novo capítulo na sua brilhante carreira, gravando o emblemático CD quádruplo com Anthony Braxton, Four Improvisations (Duo) 2007 (Clean Feed, 2008), Joe Morris prossegue os seus encontros com os mais originais criadores da actualidade, agora com o contrabaixista Barre Phillips, um dos mais importantes nomes da música improvisada das últimas décadas. Em conjunto gravaram Elm City Duets 2006, também para a Clean Feed (2008).
Nessa gravação, a música foi criada espontaneamente, num clima de respeito mútuo, por estes excepcionais improvisadores. Joe Morris é uma das mais relevantes figuras da actual cena avant-garde mundial, Barre Phillips é um músico de culto e figura histórica que tocou com os maiores, de Jimmy Giuffre a Eric Dolphy e Archie Shepp.
A admiração de Joe Morris por Barre Phillips transparece muita claramente no texto que escreveu para o álbum Elm City Duets. Mas essa admiração não o coloca numa posição de reverência ou de passividde quando toca com Phillips. O que se ouve no disco, e certamente acontecerá neste concerto, é um diálogo vivo entre dois iguais com contribuições incisivas de cada um deles.
Joe Morris nasceu em 1955, começando a tocar guitarra aos 15 anos. Participou em mais de 70 gravações, muitas das quais têm sido nomeadas como Disco do Ano por diversas publicações como Village Voice, Chicago Tribune, Wire, Coda, e Jazziz.
De entre os muitos músicos com quem trabalhou podem citar-se Anthony Braxton, William Parker, Matthew Shipp. Barre Phillips, Dewey Redman, Andrew Cyrille, Kidd Jordan, Fred Hopkins ou Ken Vandermark.
Barre Phillips é conhecido como uma lenda do contrabaixo contemporâneo. Foi o primeiro contrabaixista a gravar um disco a solo neste instrumento (Journal Violone, Opus One, 1968) e com Dave Holland gravou o primeiro disco em duo de contrabaixos (Music For Two Basses, ECM 1971). É um dos mais importantes nomes do free jazz e da música improvisada dos últimos 40 anos. Participou em mais de 150 gravações, 40 das quais enquanto líder.

 

Guitarra Joe Morris
Contrabaixo Barre Phillips

 

After beginning a new chapter in his career with the CD Four Improvisations (Duo) 2007, Joe Morris is continuing his encounters with today’s most original artists: this time Barre Phillips, with whom he released Elm City Duets 2006 in 2008. Morris is a world leader in avant-garde jazz and Phillips is a cult figure who has played with the greats. Morris is a big admirer of Phillips, and the concert will be a living dialogue between two peers, both making incisive contributions to the night’s music.
Joe Morris was born in 1955 and has appeared on over 70 recordings, many of them being named album of the year.
Barre Phillips is a contemporary double-bass legend, and the first to record a solo album on the instrument.

© 2010 Culturgest