facebook
Loading
MÚSICA · Terça 2 de Fevereiro de 2010
21h30 · Pequeno Auditório· Duração 1h30

Josh White Jr.
CICLO HOOTENANNY


Josh White Jr.

Folha de Sala (pdf)

Classificação: M/12

Josh White Jr. é o herdeiro da arte do seu pai, Josh White, o principal responsável nos anos 30/40 do século passado pela divulgação da folk negra e dos blues à América branca e ao resto do mundo. Nascido em 1940, depois de uma longa carreira apresenta-se como cantor, compositor, actor e guitarrista, da folk/blues, da pop, do jazz, para adultos e para crianças. É ainda professor e activista social. A verdade é que, aos quatro anos, o pai pô-lo, em cima de um banco, a cantar no célebre Café Society de Nova Iorque, o primeiro clube nocturno sem segregação entre negros e brancos. Em 1949 chega a um musical da Broadway, sempre com o pai, uma parceria que durou 17 anos.
A solo grava pela primeira vez em 1956 See Saw, para a Decca. Ente 1949 e 1960 aparece em cinco peças da Broadway e numa “off-Broadway”. Ganha um Tony Award logo em 1949, como o melhor actor infantil. Em 1961 já tinha actuado em mais de 50 dramas de TV mas decide focar-se na música, pois as oportunidades de emprego para actores negros adultos eram escassas. Em 1984 o disco Jazz, Ballads & Blues, de homenagem ao pai, é nomeado para um Grammy.
Faz o seu primeiro grande espectáculo na TV como músico num especial em 1979, na PBS. Em 1983 actua num musical biográfico do seu pai, Josh: The Man & His Music. Todos os anos faz questão de repor o espectáculo, que esgota sempre. Actua em escolas a divulgar a música do seu pai e também de outros pioneiros de Leadbelly a Woody Guthrie.
Após o 11 de Setembro de 2001, Josh gravou duas canções de seu pai, ícones da canção anti-racista norte-americana, The House I Live In e Free and Equal Blues, para uma compilação da Gateway Records , na sequência da qual foi o primeiro artista convidado a dar um espectáculo no Ground Zero.
Em Lisboa comentará filmes sobre seu pai, dará um espectáculo a ele dedicado e orientará uma master class de guitarra.

 

Guitarra Josh White Jr.
Contrabaixo João Custódio

 

Josh White Jr. is heir to the art of his father, Josh White, who did so much in the 1930s and ‘40s to bring black music to a white audience. Born in 1940, Josh Jr. is a singer, writer, actor and guitarist for adults and children, as well as a teacher and social activist. His first performance was at the age of four at New York’s famous Café Society, his first solo recording being See Saw in 1956. From 1949 to 1960 he appeared in five Broadway plays, winning a Tony in 1949.
However, he opted to focus on music. After 11 September 2001 he recorded two of his father’s anti-racist songs, and was the first artist invited to play at Ground Zero. In Lisbon he will comment on films about his father, perform and give a guitar master class.

© 2010 Culturgest