facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Luther “Guitar Junior”
& The Magic Rockers
Ciclo Hootenanny
destaque
MÚSICA
SÁB 29 DE JANEIRO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h20
M12 · 18 Euros
Até aos 30 anos: 5 Euros
Mais Info
Folha de Sala (pdf)
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Guitarra Luther Johnson Bateria Ralph Penn Kimble, Jr. Saxofone Lynwood Cooke
Guitarra baixo Kenneth Lane Bleckley Guitarra John Talbot Ward
É do inesgotável filão do West Side de Chicago que virá o primeiro espectáculo do Hootenanny de 2011: Luther Johnson, que ganhou para sempre o nome de Luther “Guitar Junior” Johnson por não ter ainda 20 anos quando, ainda na década de 50 do século passado, assinou, pela mão de Magic Sam, o seu primeiro contrato como músico. Aliás, Magic Sam seria para o futuro uma das influências essenciais de Luther, lado a lado com Ray Charles, B. B. King e Freddy King.
Nascido no Mississipi em 1939, fez com a sua família a viagem para o Norte que criou o pujante universo afro-americano de Chicago onde, durante oito anos – de 1972 a 1980 – integrou a lendárias formação de Muddy Waters, o que constituiria igualmente uma marca indelével para o seu estilo.
Com a própria banda que depois constituiu, os Magic Rockers, percorreu os Estados Unidos e todo o mundo em sucessivas digressões que consagraram a sua técnica de guitarrista e a expressividade da sua voz. Além de uma histórica presença no Festival de Montreux que editou o registo ao vivo do clássico Walkin' The Dog, gravou e viria ser galardoado com o Grammy de Best Traditional Blues Album em 1985, prémio para que seria novamente nomeado em 99.
Vítima de problemas de saúde, Luther foi em 2002 objecto de um dos mais vastos movimentos de solidariedade verificados na comunidade musical afro-americana, nomeadamente com a realização de um gigantesco festival em Greenfield que reuniu mais de quinze bandas num espectáculo que criou condições para um determinante tratamento que permitiu ao músico regressar à estrada um ano depois.
A sua discografia distribui-se por etiquetas tão diversas como a Telarc, Alligator Records, Rounder e a interessantíssima editora francesa Black & Blue. São igualmente numerosas as suas presenças em discos antológicos, bem como em bandas sonoras como é, nomeadamente o caso de Blues Brothers onde surge ao lado de John Lee Hooker.
Em Lisboa, será acompanhado por Ralph Kimble, Jr. na bateria, Lynwood Cooke no sax, Kenneth Bleckley na guitarra baixo e John Ward na segunda guitarra.
Hootenanny 2011’s first act comes from West Side Chicago. Luther Johnson has never lost his “Guitar Junior” nickname, which he gained in the 1950s when he signed his first recording contract before he was 20. Born in Mississippi in 1939, his family moved north to Chicago where, from 1972 to 1980, he played in the legendary Muddy Waters’ band. Later, with his guitar technique and expressive voice he toured the US and the rest of the world with his own band, the Magic Rockers. His 1985 album won a Grammy for Best Traditional Blues Album, and he won the same award again in 1999.
© 2011 Culturgest