facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
O Fascínio da Economia
por João Ferreira do Amaral
destaque
CONFERÊNCIAS
TERÇAS-FEIRAS
8, 15, 22 DE FEVEREIRO
E 1 DE MARÇO
Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

É inegável o fascínio com que hoje são encarados os fenómenos económicos, bem traduzido no largo espaço a eles reservado nos grandes meios de comunicação. Tudo parece ser Economia, a todos ela parece condicionar. E, no entanto, tal fascínio coexiste – porventura de forma surpreendente – com uma generalizada iliteracia económica. Será que a Economia se impõe ao Homem ou será possível pô-la ao seu serviço? E o que se deve entender por serviço do Homem? Tudo é “económico”? Sabemos nós explicar por que razão há economias que prosperam e outras que estagnam? Porque é que certas empresas se desenvolvem e outras vão à falência? Até que ponto sabemos prever crises económicas? E será que elas são inevitáveis? Que fazer para combater o desemprego? Quais serão as consequências económicas da aceleração da globalização? E do envelhecimento da população?
Com estas e muitas outras questões relativas à Economia, nos confrontamos a toda a hora, mesmo que disso não tenhamos consciência. Muitos sentem-se derrotados nesse confronto.
As conferências não têm a pretensão de dar uma resposta única e definitiva a todas estas questões. A sua intenção é outra: é a de fornecer, a quem não é economista, os meios de compreensão necessários para lhe permitir formular uma opinião mais fundamentada da real importância das questões, da medida em que a ciência económica as sabe resolver e dos motivos pelos quais, para alguns problemas, ela não encontra respostas satisfatórias.

 

 

João Ferreira do Amaral é Doutor em Economia, Professor catedrático aposentado do ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Autor dos livros Curso Avançado de Análise Económica Multi-sectorial, Política Económica e Economia da Informação e do Conhecimento.

 

 

Programa

 

8 de Fevereiro
A Economia Ética:
Bentham, Marx e Aristóteles

 

15 de Fevereiro
A Economia Positiva:
Microeconomia e Macroeconomia

 

22 de Fevereiro
A Economia Normativa (I):
Política Económica e Gestão

 

1 de Março
A Economia Normativa (II):
O Estado, a Propriedade e o Futuro da Economia

We are fascinated by economics – just look at the media coverage it receives – and yet most of us are economically illiterate. Does economics rule us, or can we turn it to our use? And what does it mean to “turn it to our use”? Do we understand why some economies prosper while others stagnate? Why do some companies flourish while others fail? To what extent can we prevent economic crises? How do we fight unemployment? What are the economic consequences of increased globalization and an ageing population? These talks aim to help non-economists understand the issues.
João Ferreira do Amaral is a doctor of economics and professor at Lisbon Technical University, and is the author of two books on economic issues.
© 2011 Culturgest