facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Por detrás da cortina:
a caixa mágica
destaque
© Folha
VISITA ENCENADA
QUA 15, QUI 16
DE JUNHO
QUA 20, QUI 21, SEX 22
DE JULHO
Grande Auditório
17h30 (15 e 16 de Junho; 20 e 21 de Julho) 13h e 17h30 (22 de Julho) · Duração: 1h · M6
5 Euros · Até aos 30 anos: 2,5 Euros
Para grupos escolares
ou organizados
(para maiores de 6 anos):
15 e 16 de Junho
20 e 21 de Julho
10h, 11h30, 14h e 15h30

Lotação: 60 pessoas
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Concepção e apresentação Paulo Ramos
Interpretação e co-criaçãoLeonor Cabral e Tiago Cadete
Desenho de luzes
Horácio Fernandes e Paulo Ramos
Direcção de cena Horácio Fernandes e José Manuel Rodrigues
Montagem e operação de luz
Fernando Ricardo, Nuno Alves e Álvaro Coelho
Montagem e operação de efeitos cénicos Alcino Ferreira, Artur Brandão e Álvaro Coelho
Efeitos de som e vídeo
Américo Firmino, Paulo Abrantes e Tiago Bernardo
Produção Serviço Educativo
O público entra na sala e senta-se. A luz velada da plateia e o conforto das poltronas fazem-no relaxar. Abrem programas e conversam. Então as luzes baixam, fazendo silenciar o auditório.
A cortina de boca abre-se, permitindo espreitar para o mundo do artifício: o palco. Os actores levam o espectador a sentir-se próximo dessa ilusão, levam-no a mergulhar na história e a esquecer o real. O público fica com a sensação de que aquele novo mundo que se revela em cena é o seu mundo.
Não podiam estar mais enganados. O encenador mostra apenas aquilo que quer, conduzindo o olhar de quem vê. Nos bastidores, uma série de mecanismos cénicos, de equipamentos de luz e som, tornam possível o imaginário. Fora das luzes da ribalta, os técnicos de palco materializam as ideias dos criadores. Por detrás dos panejamentos e cenários há uma máquina de ilusões: a caixa de palco.
Por detrás da cortina: a caixa mágica é uma visita técnica guiada encenada em que, num curto espectáculo, serão mostrados diversos efeitos cénicos: voos, aparições de sub-palco, neve, trovoada… Terminado o espectáculo, o público sobe ao palco e os efeitos serão repetidos e explicados. Os espectadores poderão tomar o lugar dos actores, colocar questões e conhecer os bastidores.
The lights dim and the curtain rises, displaying the world of artifice: the stage. The actors bring the audience closer to the illusion that this new world is their world. They couldn’t be more mistaken. The director only shows what he wants. The backstage crew help to maintain the illusion with their lighting, sound equipment and scenic manipulations. Behind the curtain: the magic box is a brief show showing scenic effects: people flying, appearing from under the stage, snow, thunder… Afterwards, the audience are invited onto the stage and the effects are repeated and explained.
© 2011 Culturgest