facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Luísa Tender e Jill Lawson
Duo de pianos
Ciclo Concertos no Palco
destaque
MÚSICA
SÁB 19 DE FEVEREIRO
Palco do Grande Auditório
18h00 · Duração aprox.: 1h15 com intervalo · M12 · 10 Euros
Até aos 30 anos: 5 Euros
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Piano Luísa Tender Piano Jill Lawson

Este recital reúne algumas das obras mais divulgadas do repertório para dois pianos e inclui uma composição recente de Fernando Lapa.
Tchaikovsky e Rachmaninov são dois dos maiores e mais célebres compositores russos dos séculos XIX e XX. O Quebra Nozes, do primeiro, foi parcialmente objecto de várias transcrições. Economou, compositor e pianista cipriota, reescreveu, para dois pianos, excertos desta obra que gravou com a pianista Martha Argerich. É essa transcrição que será interpretada neste recital.
A Suite n.º 2, op. 17 de Rachmaninov foi originalmente escrita para dois pianos. É uma das peças mais populares do repertório para esta formação, tendo sido escrita ainda na Rússia. Foi estreada em 1901 pelo autor e A. Siloti.
A Valsa, de Maurice Ravel (1875-1937) foi transcrita para dois panos pelo compositor. A partitura original, um poema coreográfico para orquestra que presta tributo à valsa e aos compositores vienenses que a exploraram, foi composta em 1919 e estreada em Paris em 1920.
Storyboard de Fernando Lapa – nascido em Vila Real, um dos nomes mais importantes da música portuguesa contemporânea – tem uma componente extra-musical muito nítida. Não se trata de histórias, mas de alusões a ambientes, lugares e pessoas. Tem claras sugestões visuais: cada pequena peça é um espaço único, remete-nos para os formatos do conto, do esboço, do retrato, da banda desenhada, aproximando-nos do mundo da imagem.

 

Luísa Tender estudou na ESMAE do Porto com Pedro Burmester, na Universidade de Califórnia, no Royal College of Music em Londres, na École Normale de Musique de Paris. Tem-se apresentado como solista ou em música de câmara nas mais prestigiadas salas nacionais, na Europa e no Brasil.

 

Jill Lawson nasceu no México e estudou em Antuérpia, Bruxelas, Amesterdão, Baltimore. Laureada com vários prémios, a sua carreira tem-na levado pela Europa e EUA.

 

 

Programa

 

Piotr Tchaikovsky (1840-1893)
O Quebra Nozes, transcrição de excertos para dois pianos de Nicolas Economou

 

Maurice Ravel (1875-1937)
La Valse, transcrição do compositor

 

Fernando Lapa (1950)
Storyboard – seis miniaturas para piano a 4 mãos
véspera do verão
as pombas no telhado
aparição
silêncio branco
um fósforo na madrugada
o milagre das rosas

 

Sergei Rachmaninov (1873-1943)
Suite nº 2, op. 17

Cypriot composer Economou transcribed Tchaikovsky’s Nutcracker for two pianos. Rachmaninoff’s Suite no. 2, Op. 17 was originally written for two pianos, and first performed in 1901. Ravel transcribed his own 1919 Waltz for two pianos. Storyboard is a piece by Fernando Lapa, one of Portugal’s top composers, that explores the timbre of piano. These pieces will be performed by Tender and Lawson.
Luísa Tender studied in Oporto, the US, the UK and France. She has performed in Europe and Brazil and recorded two CDs.
Jill Lawson is from Mexico and studied in Antwerp, Brussels, Amsterdam and Baltimore. She has won several awards, performed solo, and as a soloist with orchestras in Europe and the US.
© 2011 Culturgest