facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Evan Parker

Ciclo de concertos comissariado por filho único
destaque
© Caroline Forbes
MÚSICA
SÁB 25 DE JUNHO
Culturgest Porto
22h · Duração: 1h00
M12 · 5 Euros (preço único)
Mais info
evanparker.com
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Bilhetes à venda nos locais habituais e na Culturgest Porto – Galeria, na Avenida dos Aliados 104, no horário de funcionamento da galeria e no dia do espectáculo, até à hora de início do mesmo.
Saxofones Evan Parker
Evan Parker é, desde há praticamente 50 anos, um dos grandes saxofonistas e músicos em actividade. Nascido em Bristol em 1944, foi ao assistir a um concerto do quarteto de John Coltrane em 1962, momento que determinou – como diz – a sua “escolha de tudo”, que começou a ser para ele mais clara a área estética onde viria a investir.
Ajudou de forma crucial a desenhar um jazz britânico, mas também europeu, que com os anos vem chamando de livre improvisação, termo e prática que passou a partilhar com uma pequena comunidade de contemporâneos seus nos anos 1960, e que entretanto se expandiu ao mundo inteiro.
Olhar para a discografia de Parker é quase como ler a história desta herança e metodologia musicais que não cessam de se desenvolver e reconfigurar. Desde o seu arranque no Spontaneous Music Ensemble com John Stevens, à Music Improvisation Company, até à criação das editoras Incus (com Derek Bailey e Tony Oxley) em 1970 e Psi (agora sozinho, em 2001), Parker permanece um cidadão e artista ávido de uma exploração brava, obsessivamente coerente, feita sempre num impressionante ritmo de trabalho.
Por entre mais de 200 registos discográficos e milhares de actuações, formações que mantém há quatro décadas e outras ad hoc, o solo permanece um dos veículos de expressão que lhe é mais querido. O supremo domínio que tem do som e do instrumento, de onde sobressai a sua conhecida técnica de respiração circular, da qual é absoluto virtuoso, permite-lhe trabalhar em extensas formas contínuas no saxofone, nesta circunstância potenciadas pela acústica rica em reverberação da Culturgest Porto, que oferece ao músico infinitas possibilidades melódicas, harmónicas e métricas.
Dos raros históricos que permanece tão vital e inquisitivo hoje como na sua juventude, para uma actuação, como sempre quando se trata de Evan Parker, irrepetível.
Pedro Gomes / filho único
Bristol-born saxophonist Evan Parker saw a John Coltrane concert in 1962, when aged 18. This decisive moment led to his becoming a free improvisation jazz player, and his musical career has been like a constant and obsessively coherent reshaping of that legacy. After more than 200 recordings and four decades of live performances in bands, he still enjoys playing solo concerts most of all. Famous for his circular breathing technique, his supreme command of sound and instrument makes the acoustics of Culturgest Porto ideally suited to his music of infinite melodies and harmonics.
© 2011 Culturgest