facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
B Fachada
Ciclo de concertos comissariado por filho único
destaque
© Manuela Pacheco
MÚSICA
TER 6, QUA 7
DE DEZEMBRO
Culturgest Porto
22h · Duração aprox. 1h
5€ (preço único)
Comprar bilhete
M12
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Bilhetes à venda nos locais habituais e na Culturgest Porto – Galeria, na Avenida dos Aliados 104, no horário de funcionamento da galeria e no dia do espectáculo (a partir das 19h), até à hora de início do mesmo.
Voz e piano B Fachada

Neste momento B Fachada já não precisará de grandes apresentações, nem será rebatível que é o maior cantautor da geração dele em Portugal, e um dos grandes desde a Revolução de Abril. No final deste Verão editou mais um marco da produção artística nacional, com Deus, Pátria e Família, o seu magnífico bilhete de vinte minutos para José Mário Branco e um verdadeiro manual (deliberadamente mal disfarçado) do que há para pensarmos neste momento tão particular do nosso país.

Aos 26 anos B Fachada possui já uma discografia muito considerável, tendo mantido a promessa dos dois discos ao ano sem qualquer desvio de rota. Tem enchido salas de Norte a Sul com essa raridade que é uma canção portuguesa que não pede desculpa por ser como é, por falar verdades que ficaram silenciadas durante tempo demais. Que soa eminentemente daqui mas em expansão de olhos a brilhar, sem coisas de postal para o turismo autofágico, como demasiadas vezes fizemos nas últimas décadas. Está lá a tradição, voltaram a reivindicação e a proposta concreta; dispensou-se o pudor em cantigas sobre intimidade, com o requinte próprio dos cavalheiros existencialistas e o vigor de um homem que sabe dançar bem, no seu encantador balanço angolano-beirão. A 2 de Dezembro o músico lança novo disco, ‘B Fachada’, novamente baptizado em homónimo tal como o clássico de Inverno de 2009, e novamente ‘uma edição mbari música & b fachada’. Nestas duas noites a encerrar o ciclo de programação da Filho Único para 2011 para o espaço da Avenida dos Aliados, será pois um privilégio ouvir estas canções, de um disco fascinante, que por estas datas todos estaremos a começar a descobrir.
Pedro Gomes / filho único

B Fachada, still only 26, dispenses with the need for introductions, being unarguably the greatest singer-songwriter of his generation in Portugal and one of the leading figures since the Revolution. His latest album Deus, Pátria e Família is a genuine guide to what we should be thinking at this crucial time in our country’s history. Having already released a large number of records, he has filled concert halls all over the country with his unashamedly Portuguese songs, telling truths that have remained unspoken for too long. For these two nights, he will be mainly presenting his songs at the piano.
© 2011 Culturgest