facebook
Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
Vita
Monteverdi-Scelsi

Sonia Wieder-Atherton
Ciclo Concertos no Palco
destaque
© JB Mondino
MÚSICA
SÁB 26 DE MARÇO
Palco do Grande Auditório
18h00 · Duração: 1h10
M12 · 10 Euros
Até aos 30 anos: 5 Euros
Mais info
Folha de sala (pdf)
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Violoncelo Sonia Wieder-Atherton
Violoncelos Sarah Inacu e Matthieu Lejeune

Claudio Monteverdi foi o primeiro compositor a teatralizar, na sua música, histórias humanas. Histórias de dores, amores, esperanças, sonhos.
Giacinto Scelsi compôs, há mais de 50 anos, uma trilogia para violoncelo solo: As três idades do homem: Juventude, Maturidade, Velhice. Nesta obra Scelsi explora sonoridades novas e estende os limites do violoncelo. Para o andamento Triphon III inventou uma surdina de metal que distorce o som e junta-lhe como que batimentos de asas que criam uma mistura de harmónicos e sons reais.
Escolhi e transcrevi para três violoncelos madrigais de Monteverdi, a maior parte tirados do 8º livro (o livro dos amores e das guerras) um dos mais intensos de Monteverdi, que se intercalam com capítulos da trilogia de Scelsi.
Imaginei a história de uma única e mesma personagem: Angioletta no século XVII que se torna Angel no século XX.
Este programa conta a sua vida em três actos: 1. Uma juventude entre a despreocupação e a dúvida: o desvendar de um amor secreto (Se i linguidi miei sguardi / Ardo). Uma adolescência sem concessões, plena de energia e de assunção de riscos (Scelsi, Triphon II e III); 2. A descoberta do outro (Altri canti d’amor). Uma maturidade entre presente e experiência do passado (Dithome); 3. É a matéria sonora imóvel (Hor ch’el Ciel e la Terra) que a leva à velhice para se reconciliar antes da partida (A morte de Clorinda).
Assim se desenham as linhas de vidas e se cruzam escritas que ecoam entre si ao mesmo tempo que se confrontam ou, por vezes, estão surpreendentemente próximas.
Sonia Wieder-Atherton

 

Sonia Wieder-Atherton é uma das maiores violoncelistas da sua geração, que ocupa um lugar à parte no mundo musical de hoje. Para além da sua actividade de concertista, constrói originais projectos musicais semi-encenados. Neste concerto é acompanhada por dois violoncelistas largamente premiados e com uma notável carreira internacional.

 

 

Programa

 

Claudio Monteverdi (1567-1643)

Avoce sola’ Se i languidi miei sguardi*

Ardo*

 

Giacinto Scelsi (1905-1988)

Triphon II (Trilogia As três idades do homem)

 

Claudio Monteverdi
Mentre vaga Angioletta (8º Livro)*

‘Introdução’ non morir Senequa, excerto de L’incoronazione di Poppea**

 

Giacinto Scelsi
Triphon III

 

Claudio Monteverdi
Altri canti d’amor (excerto, 8º Livro)**

 

Giacinto Scelsi
Dithome

 

Claudio Monteverdi
Hor ch’el Ciel e la Terra (excerto, 8º Livro)**

 

Giacinto Scelsi
Ygghur I

 

Claudio Monteverdi
Il combattimento di Tancredi e Clorinda (excerto, 8º Livro)**

 

* transcrição de Sonia Wieder-Atherton
** transcrição de Sonia Wieder-Atherton e Frank Krawczyck

Four centuries ago Monteverdi was the first composer to portray human dramas, loves, hopes and dreams through music. Over 50 years ago Giacinto Scelsi composed a trilogy for solo cello. Sonia Wieder-Atherton has transcribed madrigals by Monteverdi that fit in with chapters from that trilogy.
Sonia studied with Maurice Gendron, Rostropovitch and Natalia Chakhovskaia. She performs a wide-ranging repertoire, is sought after by many contemporary composers, and plays as a soloist in leading orchestras.
© 2011 Culturgest