Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
CONFERÊNCIAS
Mudando de Mundo
Globalização e Conflitos
no Novo Século
por José Manuel Félix Ribeiro
destaque
foto de 3DVV
TERÇAS-FEIRAS
10, 17, 24, 31 DE JANEIRO
Grande Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
M12
As sessões de 24 e 31 de janeiro serão apresentadas no Grande Auditório que, ao contrário do que sucedeu até aqui, se encontrará disponível.
Participe na conferência
Deixe as suas perguntas na nossa página do facebook. A Culturgest seleccionará algumas para colocar ao conferencista.
Documentação
10 de janeiro:
Flyer (pdf)
Apresentação (PowerPoint)
17 de janeiro:
Flyer (pdf)
Apresentação (PowerPoint)
24 de janeiro:
Flyer (pdf)
Apresentação (PowerPoint)
31 de janeiro:
Flyer (pdf)
Apresentação (PowerPoint)
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Apoio à transmissão vídeo em direto
fccn

A Culturgest agradece à Direcção de Comunicação e Marca (DCM) da CGD os meios técnicos e toda a colaboração dada que permitem a apresentação aqui das gravações destas conferências.

Este ciclo de conferências pretende fornecer um conjunto de informação sintetizada e trabalhada que permita melhor compreender as múltiplas tensões que se cruzam no mundo de amanhã e que já fazem sentir a sua presença no mundo de hoje.
Começando por compreender a globalização, a sua estrutura, os seus atores principais, os fluxos que a organizam, as suas fases, definidas de acordo com as mudanças nos atores principais envolvidos nesses fluxos. Relacionando em seguida a economia da globalização com a profunda transformação estratégica e geopolítica no pós-Guerra Fria, compreendendo o papel central dos EUA nos três níveis – económico geopolítico e estratégico e as consequências para a Europa da Globalização e do fim da Guerra Fria.
Colocando-nos no “hoje” – ou seja na crise financeira mundial e na turbulência geopolítica em torno da Energia – com as incertezas que coloca quanto ao(s) futuro(s) possíveis de atores. Tentando compreender as origens da atual crise financeira e o modo distinto como atualmente atinge os EUA e a Europa.
Procurando fazer uma abordagem à crise da dívida soberana na margem norte do Mediterrâneo e ao que pode representar para o(s) futuro(s) da zona Euro e para as relações transatlânticas, quando ocorre ao mesmo tempo que as mudanças de regime e as turbulências geopolíticas na margem sul do Mediterrâneo. E concentrando a atenção do futuro nas relações geopolíticas e estratégicas entre os EUA e as três Ásias: Ásia Pacifico, Ásia Central e do Sul e Golfo Pérsico – espaço onde se localizam potenciais Atores Principais no futuro – EUA, China, Índia, Irão… Não esquecendo aqueles que ainda não sabemos se vão, e como vão, irromper em cena.
Com a preocupação de explicitar incertezas e reunir matéria prima para pensar o(s) futuro(s) em cenários contrastados.

 

José Manuel Félix Ribeiro é licenciado em Economia pelo ISCEF, aposentado do Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, de que foi subdiretor-‑geral e onde coordenou a área de Informação Internacional. Responsável pela área de Prospetiva nos cursos de dirigentes do INA, colaborador regular do IDN e do IPRI.

 

 

 

10 de janeiro
A globalização: atores, fluxos e crises – uma visita a partir do Pacífico

 

17 de janeiro
Os EUA, os arquitetos da globalização – potência em declínio ou fénix renascida?

 

24 de janeiro
A emergência das Ásias e os violentos conflitos que podemos esperar

 

 

31 de janeiro
A Europa, que destino – o Mediterrâneo ou o Ártico?

This lecture cycle looks at the future evolution of the economics, geopolitics and strategy of globalisation, and the central role of the USA since the end of the cold war. The origins of today’s financial crisis and its impact on Europe and the USA will be examined, together with the Eurozone crisis affecting the north of the Mediterranean basin, and recent geopolitical disturbances and regime change in the south. The main actors in tomorrow’s global world will then be identified. José Manuel Félix Ribeiro has wide ministerial and managerial experience in the field of International Relations.
Carbonozero
© 2012 Culturgest