Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
MÚSICA
Quinteto Lisboa
 
destaque
© Carlos Ramos
SEX 7 DE SETEMBRO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h15
18€ · Até aos 30 anos: 5€
M3
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
hm
hmturismo de lisboa

Apoio

apoio
Guitarra João Gil Guitarra José Peixoto Baixo acústico Fernando Júdice
Voz
Maria Berasarte Voz Hélder Moutinho Textos João Monge
Músicas
João Gil Sonorização Nuno Rebocho
Desenho de luz
Pedro Leston Fotografia Carlos Ramos
Vídeos
Aurélio Vasques com iluminação de Pedro Leston
A história que o Quinteto Lisboa vem contar, é simples. Tem por base o mesmo tipo de registo criativo que deu origem aos projetos musicais nascidos na década de 80. Tal como então, trata-se de dar uma alma nova ao fado, levando compositores e intérpretes a encontrar o melhor da canção de Portugal.
O Quinteto Lisboa é um projeto que surge a partir da cumplicidade de vários anos entre a dupla de compositores João Monge (letrista) e João Gil (músico e guitarrista) – ambos fundadores da Ala dos Namorados – e de dois dos músicos que fizeram parte da segunda formação dos Madredeus, José Peixoto (guitarrista) e Fernando Júdice (baixista). As vozes são de Hélder Moutinho e Maria Berasarte.
O primeiro é um fadista da geração que surgiu na década de 90 e que faz parte do panorama musical do fado, com três discos editados entre os quais um deles premiado como melhor disco de fado (Prémios Amália Rodrigues 2005). María Berasarte é uma cantora nascida em San Sebastian no País Basco e que, após diversas colaborações com grandes músicos e compositores espanhóis como Javier Limon ou José Luís Montón, veio a gravar o seu primeiro disco Todas Las Horas Son Viejas com produção e direção musical de José Peixoto. O seu álbum de estreia foi considerado pela crítica portuguesa como o melhor disco de fado gravado por uma voz estrangeira.
Depois de grandes canções criadas para os grupos Trovante, Ala dos Namorados, Filarmónica Gil, Rio Grande, Fados de Amor e Pecado e Baile Popular, os compositores João Monge e João Gil sentiram uma grande necessidade de criar algo que marcasse o “movimento” para aquela que pressentem venha a ser a “nova Música Urbana Portuguesa” MUP.
O Quinteto Lisboa marca assim o “tempo certo” de um novo género musical que surge de uma grande vontade de ser português.
Quinteto Lisboa is a project based on a longstanding partnership between João Monge (lyrics) and João Gil (composer/guitar) – both founder members of Ala dos Namorados – plus two ex-members of Madredeus, José Peixoto (guitar) and Fernando Júdice (bass), and the versatile, award-winning fado singers Hélder Moutinho and the Basque-born Maria Berasarte. Their aim is to give a new soul to fado by contributing something special to the new musical genre of “Portuguese Urban Music”, born of the strong desire to be Portuguese.
Carbonozero
© 2012 Culturgest