Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
MÚSICA
Trio Reijseger,
Fraanje, Sylla
destaque
© Alessandra Freguja
QUI 15 DE NOVEMBRO
Grande Auditório
21h30 · Duração aprox.: 1h20
18€ · Até aos 30 anos: 5€
M3
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Violoncelo Ernst Reijseger Piano Harmen Fraanje
Voz, M’bira, Xalam, Kongoma Mola Sylla
Foi em 2008, em Triburg, na Holanda, que este trio se apresentou pela primeira vez ao público. Apesar do concerto estar combinado com um ano de antecedência, por uma série de circunstâncias aziagas os músicos subiram ao palco sem terem feito um único ensaio prévio. Improvisaram de acordo com um programa pré-determinado. E deu-se o milagre!
Ernst, Harmen e Mola tocaram juntos como se já partilhassem uma vida inteira de amizade musical. Reijseger e Mola Sylla vinham a colaborar há anos, mas aquele trio era para todos uma verdadeira surpresa. Os músicos e o público tiveram a experiência de um concerto esmagador, cheio de alegria, de ritmo. A música era de tal modo brilhante, emotiva, exultante, que o trio entrou em digressão internacional desde então, tocando por todo o lado.
Reijseger é um dos maiores violoncelistas da atualidade, um mestre na improvisação. Participa e dirige vários projetos, no jazz, na música improvisada e na música do mundo. Impressionante é vê-lo e ouvi-lo tocar o violoncelo, deitado no seu colo, como se fosse uma guitarra.
Mola Sylla é um músico e cantor senegalês que utiliza a sua língua materna, o wolf, exímio no domínio dos instrumentos tradicionais do seu país, com uma larga carreira internacional. Harmen Fraanje, apesar de jovem, é um pianista de jazz com grande currículo e requintada sensibilidade.
A música que estes criadores de exceção produzem, utilizando uma combinação de instrumentos única, vai buscar a sua força às canções tradicionais africanas, mas também a temas compostos por Ernst e Harmen. Um concerto entusiasmante, cheio de ritmo, de melodia, de beleza e de humor, a não perder absolutamente.
This trio played together for the first time to a live audience in Triburg, Holland, in 2008. Although the concert had been arranged a year before, circumstances conspired to send them onto the stage without any rehearsal, leaving them to improvise. Their resulting music was brilliant, exciting, and full of joy and rhythm! Ernst Reijseger is one of the world’s great cellists, a master of improvisation; Mola Sylla sings in her native language, Wolof, and masters all the instruments of her native Senegal; Harmen Fraanje is a young, but experienced and highly sensitive pianist. Not to be missed.
Carbonozero
© 2012 Culturgest