Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
CONFERÊNCIAS
Os sons que estão a mudar
a imagem do mundo
Música, cinema e novos media
destaque
Vibrations d’une tige élastique de bois, Étienne-Jules Marey (1894)
QUA 9, SEG 14, SEX 18
DE MAIO
Pequeno Auditório e Sala 2
18h30
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Documentação
9 de maio (pdf)
14 de maio (pdf)
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
apoio

apoio

apoio

apoio
Organização Manuel Deniz Silva e Pedro Rodrigues
Projeto À escuta das imagens em movimento: novas metodologias interdisciplinares para o estudo do som e da música no cinema e nos media em Portugal INET-MD, FCSH-UNL, www.kinetophone.org
Apoios
Culturgest, FCT

O que se está a passar de novo nos sons e nas imagens do mundo? Qual o papel do cinema e dos novos media nessas mudanças? Que importância estão a ter essas transformações nos nossos sentidos? Este ciclo de conferências pretende abrir caminhos para a compreensão das mudanças a que temos assistido neste início do século XXI, e que passam por uma nova relação com a música, os sons e as imagens em movimento. Os meios audiovisuais, incluindo o cinema e as suas bandas sonoras, levantam hoje problemas novos em tempos de veloz globalização. Saberemos ouvir as “bandas sonoras” das culturas subalternas ou marginais? E como pensar os novos ambientes sonoros e modos de vida que uma produção acelerada de novos dispositivos interativos e virtuais está a criar?

Mark Slobin, editor do livro Global Soundtracks, propõe-nos que ultrapassemos fronteiras culturais para escutar os sons e os filmes que fabricam uma outra imagem do mundo, emergente, mas para muitos desconhecida. Anahid Kassabian, investigadora em música e novas tecnologias, colocará em questão os novos meios de ouvir e ver que não só estão a mudar o mundo, como a nossa perceção dele.

O ciclo inclui ainda uma mesa redonda sobre música, som e cinema, com a participação dos cineastas João Botelho, João Mário Grilo (também professor de estudos de cinema) e Vasco Pimentel, especialista em captação, montagem e mistura de som.

 

Mark Slobin é Professor of Music da Wesleyan University (EUA). Ex-presidente da Sociedade de Etnomusicologia, é autor ou editor de vários livros sobre o Afeganistão e a Ásia Central, a música judaica do leste europeu, na Europa e nos EUA, a teoria da etnomusicologia e a música de cinema.

 

Anahid Kassabian, investigadora em música, cinema e novos media, é professora na University of Liverpool e autora de Hearing Film (2001). É cofundadora da revista Music, Sound and the Moving Image.

 

Qua 9 - Pequeno Auditório

Mark Slobin (Wesleyan University), The Three Architectures of Film Music

 

Seg 14 - Pequeno Auditório

Anahid Kassabian (University of Liverpool), The changing nature of audio-visual relationships and the joys of editing

 

Sex 18 - Sala 2

Mesa redonda moderada por Manuel Deniz Silva (FCSH-UNL)
Novas práticas da música e do som no cinema
com a participação de João Mário Grilo, João Botelho e Vasco Pimentel

What innovations are taking place in the world’s sounds and images? What role is played by film and the new media? Mark Slobin suggests crossing cultural borders to listen to sounds and films that create another image of the world. Anahid Kassabian questions the new ways of seeing and listening that are changing our perception of the world. This lecture cycle ends with a round table on music, sound and cinema, with João Botelho, João Mário Grilo and Vasco Pimentel.

Carbonozero
© 2012 Culturgest