Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
CONFERÊNCIAS
Alterações climáticas: a crise que não sabemos pensar
por Viriato Soromenho-Marques
destaque
QUI 10, QUI 17, QUI 24,
QUA 30 DE MAIO
A sessão de 30 de maio decorrerá no Grande Auditório
18h30
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

As alterações climáticas surgiram no grande espaço público há apenas algumas escassas décadas, e de forma irregular e descontínua, não escapando à estrutura cíclica da atenção conferida aos grandes tópicos da crise global do ambiente, de que podem ser consideradas o expoente mais elevado.

Sendo um tema que ganhou a sua existência no interior das ciências da natureza, as alterações climáticas estão longe de ser um mero tema académico. As ameaças que as alterações climáticas acarretam para o futuro da existência de uma civilização humana, complexa e pujante, neste planeta são de tal modo graves que será absolutamente adequado considerar que elas se tornaram numa preocupação transversal ao espectro dos saberes, entrando também nos canais do imaginário cultural e na iconografia dos medos e pânicos escatológicos das sociedades contemporâneas.

Em cada uma das conferências deste ciclo tentaremos abordar, sem perder de vista a unidade do conjunto, mais desenvolvidamente as quatro facetas que nos parecem mais relevantes em torno dos temas da mudança climática: a sua dimensão científica, génese de consensos, mas também de disputas; a sua projeção política e económica; o seu impacto nas nossas categorias éticas e modos de agir moral; os seus reflexos na porosa meditação de uma finitude histórica, que se alarga do indivíduo singular e frágil ao próprio género humano no seu conjunto.

 

Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Foi Presidente nacional da Quercus ANCN. Exerceu as funções de Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente e membro do High Level on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia. Autor de mais de três centenas obras (entre as quais vinte livros) sobre temas filosóficos, ambientais e estratégicos. Proferiu e/ou coordenou mais de mil conferências, seminários, e cursos em vinte e três países.

 

 

 

 

Qui 10 de maio

A construção científica das alterações climáticas

 

 

Qui 17 de maio

As alterações climáticas como problema político

 

 

Qui 24 de maio

Alterações climáticas, ética e condição humana

 

 

Qua 30 de maio

As alterações climáticas e o enigma do nosso futuro comum

Only for the past few decades has climate change been afforded a somewhat irregular attention. Despite emerging from the natural sciences, it is far from being a merely academic theme, and its threats are so serious that they have now entered the cultural imaginary and the iconography of fears of contemporary societies. This lecture cycle will examine the four most important aspects of climate change: its scientific dimension; its economic and political implications; its ethical impact; and the prospect of historical finiteness.

Carbonozero
© 2012 Culturgest