Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
MÚSICA
Mika Vainio
Ciclo de concertos comissariado por Filho Único
destaque
SEX 27 DE JANEIRO
Culturgest Porto
22h · Duração: 1h
5€ (preço único)
M12
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Eletrónica Mika Vainio
Figura decisiva na música europeia nas últimas duas décadas, quer enquanto membro dos Pan Sonic ou através do heterónimo Ø, Mika Vainio vem à Culturgest Porto na sequência do seu brilhante e mais recente trabalho, Life (It Eats You Up...), editado em 2011 em nome próprio.
O percurso deste artista finlandês tem-se definido por uma exploração e concretização das possibilidades de textura e dinâmica do som, para isso torcendo sempre que necessário instrumentação pré-existente, ou recorrendo à utilização de meios eletrónicos desenhados para si próprio, à medida das suas positivamente ambiciosas necessidades de projeção acústica. O trabalho novo que nos vem mostrar, sempre contratualmente imprevisto até bem perto da apresentação, vem no encalço de Life..., o seu primeiro registo centrado na guitarra elétrica, que nos mostra uma brutalizante leitura do vocabulário rock, operado nesta instância como máquina poética preciosa capaz de produzir e ilustrar uma leitura extraordinariamente cáustica e profundamente escura da vida.
Neste álbum podemos encontrar um novo e potencialmente crucial marco no percurso deste músico – uma raríssima interseção entre o digital e o eletrónico que tem sido a sua paleta primordial, e um desenho acusmático da eletricidade, onde o confronto, choque e pavor provocados pelas conjunções sonoras de Vainio edificam um trabalho onde todo o ouvinte é, acima de tudo, submisso a uma experiência sonora que se quer abismal e epifânica, pelo confronto com o vazio que lhe é implícita.
A narrativa da obra de Mika Vainio é tão simplesmente – e por isso tem sido infinita em possibilidades – uma eterna busca por um conjunto de imagens e realidades sonoras enquanto experiências intensamente vividas, como objetivo fundamental da criação. É na pureza dessa busca pelo que é mais real, que está o cerne deste fascinante artista, que continua a ver para lá da limitação dos géneros, da forma canónica e de um cumprimento de uma falsa obrigação tecnológica, para melhor nos revelar o significado mais cru que ele próprio procura deslindar a cada dia.
Pedro Gomes / Filho Único
A leading figure in European music over the last two decades, the Finnish musician Mika Vainio explores the texture and dynamics of sound, through the use of either pre-existing or electronic media of his own design. He will be coming to Culturgest Porto after the release of his brilliant and most recent work, Life (It Eats You Up...), a new and potentially crucial milestone in his career and a rare coming together of the digital and electronic, his distinctive hallmark, submitting listeners to an epiphanic and abyssal sound experience that implicitly forces them to confront the void.
Carbonozero
© 2012 Culturgest