Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
CONGRESSO INTERNACIONAL
A Língua Portuguesa
em Música
destaque
O Basculho (detalhe), Marcos Portugal © Alberto Pacheco in Biblioteca Alberto Nepomuceno – UFRJ
SEX 10, SÁB 11
DE FEVEREIRO
Entrada livre
A programação detalhada está disponível no site do evento em caravelas.com.pt
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Organização Caravelas, Núcleo de Estudo da História da Música Luso-Brasileira do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (cesem)
O Caravelas (Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira – FCSH, UNL) realiza em Lisboa o congresso internacional A Língua Portuguesa em Música entre 9 e 11 de fevereiro de 2012. Pretende-se reunir especialistas de várias áreas para debater as relações entre a língua portuguesa e a música, acolhendo transversalmente estudiosos da performance, do património, da etno e da musicologia, da estética, dos estudos literários, entre outros. Em linhas gerais, os temas abordados serão: O património musical em português; a performance e produção deste mesmo património: realidade, desafios e estratégias; a pronúncia padrão do Português Cantado e suas variantes geográficas, sociais e históricas; o repertório em vernáculo e os projetos nacionalistas; as relações entre literatura e música.
As atividades do evento terão lugar entre a Culturgest, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Música de Lisboa, o Palácio Foz e o Palácio Fronteira. A Culturgest, em específico, abrigará, entre as 9h e 18h dos dias 10 e 11 de fevereiro, as comunicações propostas pelos congressistas e as mesas de debates previstas.
Vale salientar que, apesar do evento estar sediado em Lisboa, conta com alguns parceiros no Brasil: o grupo de estudos EVPM (Expressão Vocal na Performance Musical) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e o grupo de estudos do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o qual o Caravelas mantém um projeto binacional de intercâmbio financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil) e pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal).
From 9 to 11 February 2012, Caravelas will be holding an international conference in Lisbon on The Portuguese Language in Music, bringing together specialists from various areas. The activities will be held at different venues all around Lisbon, including a series of debates at Culturgest from 9 am to 6 pm on 10 and 11 February. Attending the event will be some of the partners from Brazil, with whom Caravelas has a bilateral exchange agreement funded by Capes and FCT. The detailed programme is available at: caravelas.com.pt
Carbonozero
© 2012 Culturgest