Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
JAZZ
MALUS
Wooley / Antunes / Corsano
Ciclo “Isto é Jazz?” · Comissário: Pedro Costa
destaque
© Bill T Miller
SEG 4 DE JUNHO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h10
5€ (preço único)
M12
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Contrabaixo Hugo Antunes Trompete Nate Wooley Bateria Chris Corsano

Contrabaixista português radicado em Bruxelas, depois de uma passagem por Amesterdão, Hugo Antunes tem vindo a destacar-se na cena europeia do jazz e da música improvisada. Membro de várias formações, entre as quais o Alexandra Samsonova Quartet, o Benny Lackner Trio, o Carlo Magni Trio e os Velkro, tem editado pela Clean Feed o álbum Roll Call, à frente de um grupo transnacional de características invulgares com dois saxofones tenor e duas baterias em que funciona, claramente, como o eixo.

É o que também acontece com o seu trio “americano”, formado com o trompetista Nate Wooley e com o baterista Chris Corsano. Contrariamente aos outros projetos em que Hugo Antunes está envolvido, este vota-se inteiramente à composição em tempo real, pelo que «cada concerto é um ato único de expressão artística». Outras vertentes singularizam a banda: sendo de base acústica, não exclui a utilização de dispositivos elétricos e eletrónicos, e aplicando a linguagem convencional do jazz, não desdenha a exploração abstrata de técnicas extensivas nas abordagens instrumentais.

Antunes é dos poucos contrabaixistas que na atualidade recorrem a preparações (colocação de objetos nas cordas para alteração da sonoridade) e conhece-se sobejamente o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos seus parceiros. Wooley tem dado um importantíssimo contributo na radical transformação das capacidades do trompete, colocando-o no mesmo patamar em que encontramos Axel Dorner e Peter Evans, e Corsano deve o seu estatuto a um diferente entendimento da bateria numa grande variedade de situações, indo estas desde a livre-improvisação (as parcerias com Paul Flaherty) ao rock alternativo (colaborando com a No Neck Blues Band) e à pop inteligente (a sua integração em grupos da cantora Björk).

Com tais companhias e com propostas musicais tão ambiciosas, bem se pode dizer que Hugo Antunes irá dar muito que falar nos próximos anos...

The Brussels-based Portuguese double bassist Hugo Antunes is a leading figure on the European jazz scene. A member of various bands, he released the album Roll Call, heading an unusual group with two tenor saxes and two drummers. He is also the pivotal figure in his “American” trio with trumpeter Nate Wooley and drummer Chris Corsano. Unlike his other projects, this trio is entirely dedicated to real-time composition: acoustic-based, but also using electric and electronic devices, they apply the conventional language of jazz in their abstract exploration of instrumental techniques.

Carbonozero
© 2012 Culturgest