Loading
arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
MÚSICA
Concerto de Aniversário
Orquestra Metropolitana de Lisboa, Coro Gulbenkian,
Cesário Costa e Pedro Burmester
destaque
 
SÁB 12 DE OUTUBRO
Grande Auditório
18h · Dur. 1h30 com intervalo
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 2 horas antes do início do concerto, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
M3
Folha de sala (pdf)

Durante o dia 12 de outubro a entrada para a exposição Sentido em deriva – Obras
da Coleção da Caixa Geral
de Depósitos
é gratuita.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
apoio
apoio
apoio
Orquestra Metropolitana de Lisboa e Coro Gulbenkian
Direção musical Cesário Costa Piano Pedro Burmester

Um dos momentos maiores das comemorações do nosso 20.º aniversário é este concerto. Em 11 de outubro de 1993 a Culturgest começou a sua atividade com a realização de um concerto e a abertura de duas exposições. Vinte anos depois replicamos essa fórmula. E se o concerto de ontem foi só para convidados, hoje, com entrada livre, é dirigido a todo o público para quem a Culturgest trabalha desde sempre.

O programa deste concerto, que quisemos festivo e celebratório, misturando o barroco com o contemporâneo, divide-se em duas partes. Na primeira ouve-se a Música para os fogos de artifício reais, que Händel compôs em 1749, em Londres, para ser tocada, como foi, no Green Park, comemorando o fim da Guerra da Sucessão de Áustria. Doze mil pessoas assistiram ao seu ensaio geral. Segue-se o belíssimo Concerto para cravo n.º 1 de Johann Sebastian Bach, interpretado ao piano por Pedro Burmester, um amigo que se junta a nós nesta data especial. A segunda parte é exclusivamente preenchida com uma obra que encomendámos a António Pinho Vargas, compositor e músico com quem a Culturgest tem uma estreita ligação desde há muitos anos.

Trata-se de um Magnificat para coro e orquestra, em que o Coro Gulbenkian, que generosamente quis participar, se junta à Orquestra Metropolitana, sob a direção de Cesário Costa, ele também um maestro que se tem apresentado com frequência no nosso palco maior. Um concerto que esperamos fique na vossa memória.

 

 

Programa

 

1ª Parte

 

Georg Friedrich Händel (1685-1759)

Music for the Royal Fireworks (Música para os fogos de artifício reais),
HMV 351

 

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Concerto para cravo n.º 1, em Ré Menor, BWV 1052

 

2.ª Parte

 

António Pinho Vargas (n. 1951)

Magnificat, para coro e orquestra

(Estreia absoluta. Encomenda da Culturgest)

One of the high spots in our 20th anniversary celebrations, today’s free concert repeats the formula with which Culturgest opened on 11 October 1993. Intended to be a festive occasion, the concert is a mixture of baroque and contemporary music. It begins with Handel’s Music for the Royal Fireworks, followed by Johann Sebastian Bach’s Keyboard Concerto No. 1 played by Pedro Burmester on piano, while the second part consists exclusively of a piece commissioned from António Pinho Vargas, a Magnificat performed by the Gulbenkian Choir and the Orquestra Metropolitana, conducted by Cesário Costa.
Carbonozero
© 2013 Culturgest