arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
CONFERÊNCIAS
Conversas com Wagner
por Eugénio Harrington Sena
destaque
Richard Wagner, Cosima Wagner, Franz Liszt e Hans von Wolzogen na Haus Wahnfried Bayreuth, c. 1880
(Pormenor de fotogravura de Franz Hafnstaengl a partir de uma pintura a óleo de Wihelm Beckman, Liszt Museum, Bayreuth) (pormenor)VER IMAGEM
SEGUNDAS-FEIRAS
6, 13, 20 E 27 DE JANEIRO
Grande Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Este ciclo de conferências
será transmitido neste site.

Flyers (pdf)
6 de janeiro
13 de janeiro
20 de janeiro
27 de janeiro
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
apoio

Depois do ciclo biográfico do ano passado, comemorativo do bicentenário do nascimento de Richard Wagner, proponho o aprofundamento de alguns temas que estiveram continuamente presentes ao longo da sua vida: amor, sexualidade, amizade, redenção, filosofia, religião e espiritualidade serão os leitmotive destas Conversas onde a voz de Wagner estará sempre presente, seja através de excertos musicais e dos poemas dramáticos, seja através de citações das suas cartas ou das memórias dos que com ele conviveram.

Nas duas primeiras sessões ouviremos as personagens femininas das suas obras identificando-as com as mulheres reais da sua vida. Avaliaremos, desse modo, a evolução do pensamento de Wagner “sobre o feminino”, assunto que o preocupou até à hora da sua morte. Na terceira sessão faremos um percurso pela ascensão e queda de muitas das suas relações de amizade, analisaremos a sua relação com outros compositores (de Weber a Liszt, passando por Mendelssohn, Meyerbeer e Berlioz) e a influência que exerceram na sua obra. Na última sessão veremos em detalhe a evolução da sua relação de amizade com Nietzsche e o que poderá ter provocado a sua rutura, e olharemos para os conceitos da metafísica wagneriana sobre a natureza humana que o levaram, nos últimos anos de vida, aos “escritos da regeneração” e à criação do Parsifal.

Regressamos, assim, à obra intemporal de Wagner procurando renovar o prazer que a revelação da sua música continuamente nos provoca, esperando que ela nos coloque cada vez mais próximos do “puramente humano” e da consciência daquilo que verdadeiramente somos.

Eugénio Harrington Sena

 

Eugénio Harrington Sena é licenciado em Engenharia Química e tem uma pós-graduação em Gestão das Artes. Foi diretor técnico da Culturgest (1993-2010) tendo desempenhado anteriormente diversas funções na Companhia Nacional de Bailado e no Teatro Nacional de São Carlos. Lecionou em cursos de Gestão Cultural e foi produtor, conferencista e encenador, na área de “óperas para crianças”. É um dos sócios fundadores do Círculo Richard Wagner Portugal.

 

 

6 de janeiro
Sobre o Feminino em Wagner:
Mulheres e heroínas. Amor, sexualidade e redenção.

(1.ª parte: Senta, Venus, Elizabeth, Elsa e Sieglinde)

 

 

 

13 de janeiro
Sobre o Feminino em Wagner:
Mulheres e heroínas. Amor, sexualidade e redenção.

(2.ª parte: Isolde, Eva, Brünnhilde e Kundry)

 

 

 

20 de janeiro
Acerca de amigos e compositores: Histórias de admiração
e traição na demanda da “música do futuro”.

 

 

 

27 de janeiro
O caso Nietzsche e a criação do Parsifal: Sexo,
regeneração e espiritualidade.

 

After last year’s celebrations of the bicentenary of Wagner’s birth, these Conversations will examine some of the more constant themes in the composer’s life: love, sexuality, friendship, redemption, philosophy, religion and spirituality. The first two sessions will look at the female characters in his works, the third his relationship with other composers and their influence on his work, and the last his friendship with Nietzsche and the Wagnerian metaphysics that led to the creation of Parsifal. Eugénio Harrington Sena is a founder member of the Richard Wagner Circle in Portugal.
© 2014 Culturgest