arquivo > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
MASTERCLASS
Corpo-Subjétil: Experiência
de um corpo cartográfico
por Renato Ferracini
destaque
Você, pelo grupo de teatro Lume © Adalberto Lima (pormenor)VER IMAGEM
QUA 22 DE JANEIRO
Pequeno Auditório
17h · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

Renato Ferracini trabalha há 20 anos no grupo de teatro Lume e consegue articular a sua prática de ator com uma iluminadora reflexão teórica inspirada tanto em alguns dos grandes mestres do teatro do século XX (como Grotowsky, Stanislavski e Artaud) como em filósofos importantes como Deleuze, Guattari, Foucault, José Gil. No final do curso que vem dar ao Mestrado em Artes Cénicas da Universidade Nova de Lisboa, sintetiza numa masterclass, interativa e com exemplos do seu trabalho, como o corpo pode procurar desenhar outras expressividades por meio de uma busca constante de escuta do mundo e de si mesmo, calcada na subtileza da perceção, dos gestos, dos movimentos, dos olhares, do espaço e como essa procura pode ser transformada em ações poéticas para uma montagem cénica teatral.

 

Renato Ferracini é ator-pesquisador desenvolvendo pesquisas teórico práticas no LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Teatrais e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. É investigador dos principais órgãos de fomento à pesquisa do Brasil: CNPq, FAPESP e CAPES e possui vários livros publicados, como A arte de não representar como poesia corpórea do ator (Unicamp, 2003) ou Ensaios de Atuação (Perspectiva, 2013).

For the past 20 years Renato Ferracini has participated in the Lume theatre group, combining his work as an actor with theoretical reflections on the works of the great 20th-century masters of the theatre (Grotowsky, Stanislavski and Artaud) and major philosophers such as Deleuze, Guattari, Foucault and José Gil. At the end of the Master’s Degree course that he teaches in Performing Arts at Universidade Nova de Lisboa, he gives an interactive master class, synthesising how the body can draw upon other forms of expression, using gestures and movements to produce poetic theatrical performances.
© 2014 Culturgest