arquivo > 2016 > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
MÚSICA
Camané
Infinito Presente
destaque
© Arlindo Camacho (pormenor)VER IMAGEM
QUI 24, SEX 25
DE SETEMBRO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h15
20€ · Desempregados e jovens até aos 30 anos: 5€
M6
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
apoio apoio
Voz Camané Guitarra portuguesa José Manuel Neto
Viola Carlos Manuel Proença Contrabaixo Paulo Paz
Cenografia Rita Azevedo Arranjos musicais José Mário Branco

Não há intérprete mais unanimemente considerado no fado atual do que Camané. Ele continua a afirmar-se como uma voz única na arte de cantar o fado, como um dos fadistas mais aclamados e mais admirados em Portugal e no estrangeiro.

Este concerto tem como base o seu último álbum, Infinito Presente, recebido com entusiasmo pelo público e pela crítica. E que Camané apresenta com a mesma humildade de há 20 anos, quando gravou Uma Noite de Fados.
Numa voz que vai à frente a largar as palavras, a deixá-las pousar no sítio certo, procura, através da repetição, os momentos únicos, aqueles em que o fado acontece, com uma preocupação extrema com as nuances da interpretação. Camané respira autenticidade e facilmente se transcende: saem-lhe lágrimas da garganta quando fala de tristeza e desenha-se uma nuvem de rancor quando fala de ciúme.

O trabalho com José Mário Branco, produtor desde o primeiro álbum que o fadista gravou em idade adulta, parte exatamente da busca de uma certa pureza. José Mário Branco defende uma simplicidade nos adornos, para que não se perca a essência do fado que, segundo o seu conceito, é a voz e a palavra.

A voz de Camané, tão singular quanto extraordinária, imediatamente reconhecível e inconfundível, e também, ou sobretudo, a sua capacidade de transmitir verdade a cada palavra que lhe sai da boca, e de a cantar com expressividade contida, explicará o reconhecimento e o lugar conquistado por Camané. Ele sabe dar uma dimensão maior que a imaginada às palavras que interpreta.

Emoção. Tradição enriquecida com a dose certa de risco. Versatilidade. Tudo isto faz parte da personalidade artística de Camané. E tudo isto se conjuga num espetáculo que celebra Infinito Presente: "A passagem do tempo, o tempo que é memória, o tempo em que vivemos", como ele diz.

Camané's unique voice has made him unanimously recognised as one of the leading fado singers in Portugal and abroad. Based on his widely-acclaimed album, Infinito Presente, this concert will be performed with the same humility as always, the same extreme care over the nuances of interpretation, transmitting authentic emotions in every word. José Mário Branco, his producer, keeps things simple, and together they search for the pure essence of fado in the voice and the word. Emotion, tradition, risk-taking and versatility, marking "the passage of time, time which is memory, the time we live in".
© 2015 Culturgest