arquivo > 2016 > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
VISITA INTEGRADO NA SEMANA ACESSO CULTURA – PORTAS ABERTAS
No lugar do outro
Visita de olhos vendados
destaque
© Mana (pormenor)VER IMAGEM
SÁB 18 DE JUNHO
Grande Auditório
14h30 e 16h · Duração: 1h
(16 participantes por visita)
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
M12
 
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
A Semana Acesso Cultura é uma iniciativa de:
apoio

A Culturgest realiza com frequência visitas guiadas aos seus bastidores, permitindo que o público descubra espaços habitualmente inacessíveis como o palco, o fosso de orquestra ou os camarins. Como é normal, a perceção está fortemente baseada na visão. Tendo isso em consideração, em março entendemos organizar visitas para cegos e amblíopes, num percurso especialmente criado para a perceção pela audição, tato, olfato e temperatura. Conceber este percurso e pensar como mostrar a um cego uma mudança de cenário ou um efeito de luz, obrigou-nos, de certo modo, a colocarmo-nos no lugar do outro, no lugar de quem não vê. Esse trabalho levou-nos a múltiplas reflexões sobre a maneira como a sociedade negligencia os outros sentidos em detrimento da visão, sobre a dificuldade de quem não vê "navegar" em espaços concebidos para quem vê, sobre a dificuldade de guiar um cego e, por fim, sobre a importância de aprendermos a colocarmo-nos no lugar do outro.

Queremos partilhar com o público essa reflexão, lançando um desafio: venha descobrir a Culturgest de olhos vendados. Não se preocupe, não estará sozinho. No início iremos ensinar como se guia um cego. Depois todos farão a visita duas vezes, uma enquanto guias, outra enquanto cegos, invertendo papéis, experienciando pontos de vista diferentes. Desperte os seus sentidos. Coloque-se no lugar do outro.

Culturgest frequently organises visits to its "backstage" areas, where, as is normal, the perception of such places is heavily based on sight. In March, we organized visits for the blind and partially sighted, specially created for perception through hearing, touch, smell and temperature. Conceiving these visits led us to put ourselves in the place of the other and reflect on the way society neglects other senses in favour of sight. Let us share our reflections by issuing a challenge: come and discover Culturgest blindfolded. Awaken your senses and put yourself in the place of the other.
© 2016 Culturgest