arquivo > 2016 > 2015 > 2014 > 2013 > 2012 > 2011 > 2010 > 2009 > 2008 > 2007
MÚSICA / DANÇA
Uma nova sociedade
Mujer Klórica
destaque
(pormenor)VER IMAGEM
SEX 16 DEZEMBRO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h20
20€ · Jovens até aos 30 anos e desempregad os: 5€
M12
Ao contrário do que foi anunciado, as letras das canções não serão projetadas durante o espetáculo.
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Cante flamenco Alicia Carrasco Guitarra José Manuel Léon Baile Vanesa Aibar Trompete Audun Waage Percussão Israel Katumba

Alicia Carrasco é uma cantaora autodidata com carreira firme, colaborações com artistas famosos como Isabel Pantoja ou Carmen Linares. Obteve o 2.º Prémio no concurso internacional de world music Voice & Guitar, em 2010, na Alemanha. Tem cantado por toda a Europa e nos Estados Unidos.

José Manuel León, músico e compositor, começou a tocar guitarra com 13 anos e gravou o seu primeiro disco em 2006, lançado na Bienal de Flamenco de Sevilha desse ano. Tem desenvolvido uma atividade intensa, multiplicando as suas colaborações, apresentando-se em festivais de flamenco dentro e fora de Espanha e em espetáculos por esse mundo fora.

Os dois formaram Mujer Klórica, um projeto que, respeitando as tradições flamencas e partindo delas, se preocupa com a realidade contemporânea e com o lugar que a mulher nela ocupa.

Com formações variadas, tem-se apresentado em digressão pela Europa e Estados Unidos. Aqui vem em quinteto, que tem a singularidade da presença de um trompetista, um instrumento estranho ao flamenco tradicional e que lhe dá um tom jazzístico. Flamenco e jazz são linguagens que se fundem no que se chama de flamenco-jazz. Não é este o caso.

O espetáculo, servindo-se de vários palos (estruturas rítmicas) flamencos, realça a relevância que a mulher tem tido na conservação da família como instituição social, através dos costumes e tradições que se encontram refletidos na música tradicional. Celebra a evolução que a presença da mulher na sociedade experimentou nos últimos 25 anos. E aponta para o futuro.

As letras das canções são projetadas no fundo do palco em espanhol, tornando-se claro como se integra nas formas flamencas tradicionais uma reflexão atual sobre problemas prementes da vida coletiva e sobre o lugar que a mulher nela ocupa ou deve ocupar.

Self-taught flamenco singer, Alicia Carrasco has worked with Isabel Pantoja and Carmen Linares; musician and composer José Manuel León began playing guitar at the age of 13, releasing his first album in 2006. Together, they form Mujer Klórica, a project that respects flamenco traditions, but is heavily concerned with contemporary reality and the role of women. Here they will be playing in a quintet with a trumpeter, bringing a jazz feel to the traditional flamenco with which they highlight the woman's part in conserving the family as a social institution, while also looking towards the future.
© 2016 Culturgest