ENCONTRO Destinatários: professores, artistas e todos os interessados
Marinho
Ciclo Um artista, Sete Programadores
© Margarida Mestre (pormenor)VER IMAGEM
Sábado 25 de novembro
Sala 2
18h30 · 2h
Entrada gratuita
Marcação prévia
Informações
Serviço Educativo

21 761 90 78
( 9h30 – 11h30 e 16h – 17h)
culturgest.servicoeducativo@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

Num seminário inaugural do ciclo Um artista, Sete Programadores, Pedro Prista desvenda as motivações, interesses e ressonâncias encontradas no tema proposto para a nova criação de Margarida Mestre: o mar.

Margarida Mestre é a artista convidada para dar corpo e voz a uma nova criação coproduzida ao longo de quase dois anos. O convite a criação, endereçado a um único artista, assenta numa premissa elementar: criar, para todos os públicos destas instituições, uma única obra que será apresentada a nível nacional, ao longo de 18 meses e em diferentes etapas do seu desenvolvimento conceptual, partilhando com o público janelas de observação do processo criativo, do conceito romântico de génio ou de obra iluminada. Ultrapassando a dimensão imediatista dos projetos que não circulam nem são explorados na sua profundidade e potência. Questionando os limiares da apresentação da obra de arte, a pegada social da programação competitiva, os conceitos de obra finalizada, de apresentação pública, de criação partilhada e da programação-como-um- ‑processo. É também sobre essa dinâmica que este projeto falará. Abrindo espaço para que sete programadores (e os seus sete espaços de apresentação) reflitam conjuntamente – e de modo partilhado com o público – sobre as suas formas, enquadramentos, estratégias e estéticas de programação. O mote para o debate e para a criação é dado por Pedro Prista, orador convidado desta edição do ciclo e dinamizador do seminário inaugural.

 

Este ciclo é uma coprodução entre CCB / Fábrica das Artes (março de 2018), Centro de Arte de Ovar (maio de 2018), Cine-teatro Louletano (outubro de 2018), Teatro Municipal do Porto – Teatro do Campo Alegre (novembro de 2018), Culturgest (janeiro de 2019), Teatro São Luiz | Mais Novos (março de 2019) e Teatro Viriato (maio de 2019).

 

© 2017 Culturgest