Compostas por objetos recolhidos da rua ou encontrados em armazéns de segunda mão, por imagens respigadas e ordenadas em conjuntos, bem como por desenhos, pinturas ou esculturas originais, as obras de Penteado assemelham-se a guiões expandidos, tridimensionais, onde cada elemento contribui para o desvelar de uma narrativa caleidoscópica que depende e acolhe a subjetividade daquele que vê.
No microsite que dedicamos a Rascunhos Teimosos___Ficções Ardentes, mergulhamos no universo de Fernando Marques Penteado para conhecer os retalhos da sua primeira e maior exposição individual numa instituição portuguesa.
“...a honra de coletar, juntar e reapresentar materiais que pude salvar do descanso em que viviam: velhos, escondidos, sujos nas calçadas dos mercados. Com esse gesto, revigoro-os, ativo o lembrar de suas intrínsecas nobrezas, muito disso através de seus remendos “originais”, impecáveis, astutos – elaborados por uma geração de gente que compreendia muito, muito, muito bem o círculo ecológico virtuoso inscrito na construção de uma simples peça de tecido. Outros materiais que me honram com sua presença me apresentam sinais dos tempos, marcas da incursão de um sol inclemente. Outros ainda oferecem marcas de suores e de fluidos dos corpos. Outros expõem as maestrias na engenharia de uma modelagem singular. Há outros tantos artistas como eu, nesta mesma arena da memória, na procura de honrar artífices de outros tempos e com isso somar o gesto contemporâneo aos fazeres de então”.
- Fernando Marques Penteado
Com um pé na ficção e outro na realidade
"Entrar numa exposição de Marques Penteado é entrar em sua casa, deambular pela sua sala, pelo seu quarto, espreitar o seu armário e escrutinar as suas estantes; é sentar-se nas suas cadeiras e ler os seus diários, folhear os seus álbuns e mergulhar nas suas histórias. Mas é perceber também que, apesar de todas as evidências, a sua arte não é do tipo estritamente biográfico ou confessional; que o caso é mais complexo do que isso. Que algures no tempo o indivíduo Marques Penteado e o artista Marques Penteado firmaram um pacto de comunhão e transferência que fez das suas vidas - a imaginada e a outra - um mesmo fluxo contínuo.
É por isso que a sua obra está repleta de estórias - de narrativas, figuras, imagens e objetos - que se parecem em tudo com as histórias que nós próprios compomos quando puxamos pelo fio da memória. Que nelas se jogam as mesmas tensões, as mesmas alegrias e os mesmos armas que vivemos, porém filtradas pela lente da estética canoa de Penteado - um indício do tempo e do espaço ficcioreal onde a sua vida tem lugar e a sua liberdade tem expressão."
- Bruno Marchand (curador)
Fernando Marques Penteado sobre Penca 02
"... reúne imagens que representam - a partir de diferentes culturas - profiláxia, ou seja, imagens que as pessoas levam consigo para propiciar a saúde ou proteção. (...) o talismã de Carlos Magno, a cruz de Cristo, o peixe, que na cultura cristã sempre foi muito importante, a chave, a figa, o cilindro, que as africanas libertas levavam para ler o Alcorão no Brasil, Nossa Senhora da Conceição. Em conjunto, formam a penca, porque essas negras africanas tinham a chamada penca de balangandã, que era um sinal da sua autonomia como mulheres livres (...) e que ganhavam dinheiro. Elas mandavam fazer essas formas e usavam sobre o seu corpo. Eu faço uma homenagem a elas trazendo assim a composição sobreposta."
- Fernando Marques Penteado


RASCUNHOS TEIMOSOS_FICÇÕES ARDENTES
"As ficções ardentes tem a ver com o quão importante é viver. A gente anda perdendo essa capacidade de ver o sentido da vida como uma coisa ardente e viva e que tem de ser reinventada também, embora haja todos os problemas que nos cercam. Essa questão de tomar a vida como um símbolo positivo é realmente muito importante, se não a vida fica muito decapitada e você acaba a entrar num sensor que não ajuda a nada e não ajuda as pessoas que estão ao seu lado. Tem uma tintinha de erótico que vocês vão ver, então a ardência passa também pelo corpo erótico."
- Fernando Marques Penteado
FICHA TÉCNICA
Microsite
FOTOS
Vera Marmelo, Joana Linda
EDIÇÃO
Carolina Luz
REVISÃO DE CONTEÚDOS
Catarina Medina
DESIGN E WEBSITE
Studio Macedo Cannatà & Queo
Exposição
CURADOR
Bruno Marchand
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Mário Valente
PRODUÇÃO
Fernando Teixeira, Joana Leão
MONTAGEM
SGLDA